icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Paraibano pedala 40 km todos os dias para levar filha para a escola

Bicicleta utilizada foi adaptada para tentar dar mais segurança à criança.

Publicado em 09/03/2017 às 18:40

O paraibano Juracir Ferreira Faustino de Souza não mede esforços para garantir a educação da filha de 3 anos de idade. Atualmente morando em uma fazenda em São Carlos, no interior de São Paulo, ele adaptou uma bicicleta e pedala 40 km todos os dias para levar a filha para uma escola na zona urbana da cidade. Apesar do transporte escolar passar perto da casa da família, a menina não pode usá-lo desacompanhada.

Juracir Souza está desempregado, saiu da Paraíba há três meses e agora mora com a família em uma fazenda as margens de uma rodovia estadual. A filha, Maria da Vitória dos Santos Rocha, está matriculada no Centro Municipal de Educação Infantil Otávio de Moura, no bairro Jardim Cruzeiro do Sul, em São Carlos.

Segundo o pai, um ônibus que leva as crianças da zona rural para a escola passa próximo a residência dele. “Não sei o motivo já que o ônibus passa na porta, pega meu sobrinho, mas não pega ela. Eles alegam que não podem levá-la porque ela ainda não tem quatro anos, a diferença é de cinco meses apenas”, disse.

A rotina do pai começa por volta das 5h20 e dura uma hora e meia, passa por estrada de terra, rodovia e trânsito urbano. Depois de deixar a filha na escola, o pai retorna para casa e faz novamente o trajeto no final da aula, para buscar a menina. “Quero dar a ela o que eu não tive, porque eu não tive essa oportunidade”, declarou Souza.

Para levar a filha para a escola, Juracir fez algumas adaptações na bicleta. Ele instalou uma cadeirinha para a criança e fez uma coberta na bicleta usando madeira de reciclagem e uma cortina de banheiro.

O secretário de Educação de São Carlos, Nino Mengatti, informou que não pode permitir que crianças com menos de 6 anos viagem desacompanhadas por questão de segurança, e que Maria da Vitória teria que ser acompanhada por um responsável. A alternativa oferecida pela prefeitura é inviável para Juracir Souza. "Teria que fazer um sacrifício, que é o de fica o dia todinho com fome na porta do colégio, aí quando ela saísse vir embora junto", conclui.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp