VIDA URBANA
Paraibanos buscam na internet novas formas de empreender
Ao apostar no comércio virtual, empreendedoras vêm alcançando bons resultados; confira algumas dicas.
Publicado em 24/09/2017 às 15:00
Aproveitando a possibilidade de crescimento com a internet, a empresaria paraibana Neyla Venâncio buscou o e-commerce como uma alternativa para ampliar o mercado e se preparar para o futuro no varejo. Natural de Patos, no sertão da Paraíba, Neyla começou a empreender aos 15 anos, quando decidiu vender roupas para ganhar o próprio dinheiro.
"Eu tinha a necessidade de sonhar grande. Para poder sonhar grande, eu trabalhava com metas e em meu planejamento eu tinha que vender uma peça de roupa por dia", destaca.
Atualmente aos 33 anos, Neyla possui quatro lojas físicas em João Pessoa e vê no e-commerce uma possibilidade de se renovar. “O que deu certo hoje provavelmente não vai dar certo amanhã, então tem que buscar melhorar sempre”, aponta.
Para poder colocar o e-commerce para funcionar, Neyla diz que foi preciso seis meses de muito planejamento. Segundo ela, antes de tudo, foi preciso investir no site para torná-lo mais atrativo, gerar tráfego, além de definir formas de pagamento, logística de entrega e marketing.
Com a loja digital em funcionamento há meses, a empreendedora acredita que a ferramenta pode representar um novo horizonte para a empresa. “Em nossa região, as pessoas não estão tão adaptadas às compras pela internet, então nós projetamos que em dois anos o e-commerce deve representar 20% do faturamento da empresa", conta.
"Decidimos investir na plataforma digital para ter um know-how na área quando ela se tornar costume entre nossos clientes”, acrescenta.
Empreendedorismo nas redes sociais
A familiaridade com as redes sociais e a dificuldade de encontrar variedades de roupas para academia, fez com a estudante de Engenharia Civil da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Fernanda Diniz, decidisse empreender através do Instagram. E a empreitada a vem fazendo enxergar um futuro promissor para as vendas.
“Na minha casa são quatro mulheres, eu, minhas irmãs e minha mãe. Sempre tivemos dificuldade para comprar coisas bacanas para academia, daí surgiu a idéia de começar um negócio que atendesse a essa demanda”, revela.
De acordo com ela, o empreendimento foi planejado e criado em parceria com o namorado, Diego Galdino. Sobre o negócio, a universitária afirma que, entre as dificuldades encontradas, está conciliar os estudos com o trabalho e as relações com os clientes,
Apesar disso, ela já comemora os primeiros resultados. “Eu estou aprendendo muito a lidar com o empreendedorismo em geral e está sendo uma experiência bacana. E pelo o que pesquisei, para quem está começando, estamos muito bem”, ressalta.
E-commerce no Brasil
O e-commerce no Brasil faturou R$ 44,4 bilhões em 2016, segundo relatório Webshoppers, divulgado pela Ebit. O número representa um aumento de 7,4% em relação ao faturamento de 2015. Para 2017 o relatório aponta a expectativa de crescimento de 12%, com o setor faturando R$ 49,7 bilhões.
Para o diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos Alberto dos Santos, a era digital fez emergir um novo horizonte de negócios. "Já vivemos a era do empreendedorismo digital. Trata-se de uma tendência incontestável há muito pouco tempo e fator determinante da competitividade empresarial presente e futura", diz.
Dicas
Segundo o especialista em marketing digital Vinnie de Oliveira, o e-commerce é muito parecido com o empreendedorismo em geral. “É uma empresa como outra qualquer, segue as mesmas premissas e as mesmas regulamentações e talvez exija um pouco mais que uma empresa tradicional pelas características muito peculiares para você atrair as pessoas para um site”, pondera. Para quem está pensando entrar no mundo do empreendedorismo digital, o profissional selecionou algumas dicas:
- Planejamento: como todo empreendimento, é necessário um planejamento muito bem feito;
- Marketing: as estratégias de marketing precisam ser mais apuradas para fazer com que um cliente se encante pelo seu produto;
- Plataforma: é preciso fornecer uma plataforma boa, segura, que passe tranqüilidade e segurança para seu cliente na hora da compra;
- Comunicação: é fundamental que haja um canal de comunicação que funcione, não é só colocar um telefone, e-mail ou outra forma de comunicação, é preciso que as respostas sejam dadas com agilidade;
- Apresentação: é muito importante que se invista em uma excelente apresentação, boas fotos, bons vídeos, conteúdos que atraiam o cliente, uma boa descrição, uma dica é o uso de store telling.
O Sebrae disponibiliza diversos cursos presenciais e online para quem quer se tornar um empreendedor, seja no meio digital ou físico. Com a crescente demanda por mais informações sobre o e-commerce o órgão também preparou uma cartilha com algumas informações básicas.
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