VIDA URBANA
Participe do debate com jornalistas que discutem sobre redes sociais
Christiane Pelajo, Ricardo Boechat, Hermano Henning e Cláudio Tognoli são os jornalistas convidados para debate em homenagem ao Dia do Jornalista. Inscrições são gratuitas pelo site do uninter.
Publicado em 27/03/2010 às 7:30
Da Redação
Com Assessoria da Unepi
Em homenagem ao Dia do Jornalista, 7 de abril, referências na área vão discutir, ao vivo, via satélite para todo Brasil, as tendências do jornalismo junto às redes sociais, com a possibilidade de interação. O debate será transmitido das 9h às 11h30.
Na Capital, a transmissão acontece na (Unepi), localizada na rua Hidelbrando Tourinho, nº 177, Miramar e deve contar com cem participantes.
O Papo da Imprensa 2010 vai ter a participação de Christiane Pelajo, âncora do Jornal da Globo; Ricardo Boechat, âncora do Jornal da Band e Band News FM; Hermano Henning, âncora do Jornal do SBT e Cláudio Tognolli, escritor e jornalista investigativo do Portal AOL. O mediador do encontro será Jones Rossi, editor da revista Galileu.
As inscrições são gratuitas e estão sendo feitas pelo site www.grupouninter.com.br/diadojornalista. Maiores informações pelos telefones 3247-4300 e (41) 2104-2567 ou pelo email [email protected].
Rede sociais
Recentemente, tivemos alguns exemplos da força e do poder das redes sociais, no mundo todo: a campanha de Barack Obama; a cobertura e discussão dos atentados em Mumbai, na Índia, e até mesmo as enchentes que atingiram o sul do Brasil.
Que as redes sociais estão sendo o veículo de informação e comunicação de muita gente, não há dúvidas. Porém, há duas questões que ficam no ar: até que ponto este meio dá lugar ao jornalismo tradicional e como filtrar as informações confiáveis das não confiáveis?
Esses são os pontos que serão debatidos pelos jornalsitas durante o Papo da Imprensa.
Debatedores
Christiane Pelajo trabalhou na Globo News de 1996 a 2005, apresentando as edições noturnas do jornal Em Cima da Hora e o programa Pelo Mundo. Comandou grandes coberturas, como o funeral da Princesa Diana, em 1997, e a prisão de Saddam Hussein, ditador do Iraque, em 2003, sempre ao vivo.
Ricardo Boechat tem passagens pelos principais veículos do país, como Diário de Notícias, O Globo, O Estado de São Paulo e Jornal do Brasil. Foi Secretário de Estado de Comunicação Social do Rio de Janeiro.
Em fevereiro de 2006 assumiu o Jornal da Band, deixando o cargo de diretor da redação da Band Rio e da Bandnews FM, no Rio de Janeiro.
Boechat é autor do livro "Um Hotel e sua História", sobre a trajetória do Copacabana Palace.
Hermano Henning é âncora e editor-chefe do Jornal do SBT Manhã, foi correspondente do Jornal O Estado de São Paulo, em Guarulhos, até ser contratado como repórter da revista Veja, onde trabalhou durante cinco anos. Foi correspondente da Globo em Londres, na Inglaterra, em Washington e Nova York, nos Estados Unidos.
Cláudio Tognolli trabalhou na Veja, Folha de S. Paulo, Jornal da Tarde, Rádios CBN, Jovem Pan e Eldorado, revista Caros Amigos e portal America On Line. Foi correspondente da Folha nos EUA, com reportagens feitas em mais de 35 países. Escreve nas revistas Rolling Stone, Joyce Pascowitch e Consultor Jurídico. É diretor-fundador da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, membro do International Consortium of Investigative Journalism e professor concursado da ECA-USP.
Mediador
Jones Rossi é jornalista formado pela PUC-PR. Já trabalhou na revista Veja, no Jornal da Tarde, Gazeta do Povo e no portal G1, da Rede Globo. Atualmente é editor da revista Galileu, da editora Globo.
Comentários