icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Passeio pelo Centro revela história de João Pessoa

João Pessoa é dona de um Centro Histórico belíssimo, tombado desde 2007 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Publicado em 05/08/2014 às 7:00 | Atualizado em 04/03/2024 às 18:00

A capital paraibana é uma das cidades mais antigas do país.

Sua fundação foi em 5 de agosto de 1585, quando já existiam Rio de Janeiro e Salvador. A cidade de João Pessoa está na lista dos destinos mais procurados do mundo, em consequência das belezas naturais que aqui se encontram e da tranquilidade em comparação a outras capitais do país. João Pessoa ficou conhecida como a ‘cidade onde o Sol nasce primeiro’. O Farol do Cabo Branco é um lugar estratégico para ver o Sol nascer.

Além das praias, João Pessoa é dona de um Centro Histórico belíssimo, tombado desde 2007 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As edificações representam vários períodos da história da cidade e no conjunto é possível encontrar exemplos arquitetônicos de várias épocas, como o barroco, o rococó, o estilo maneirista, a arquitetura colonial e eclética, e o art-nouveau e o art-decor. O barroco no Centro Cultural São Francisco tem o poder de impressionar os turistas que visitam João Pessoa; o rococó da Igreja de Nossa Senhora do Carmo confere um cenário ímpar ao templo católico; e o estilo maneirista da Igreja da Misericórdia pede uma parada para fotos.

O tombamento atinge 502 edificações, sendo que a maior parte está na Cidade Baixa e Cidade Alta, incluindo o Porto do Capim, local de fundação da cidade. A Cidade Alta se formou ao redor da Igreja Matriz, onde se instalaram as primeiras residências da elite pessoense. Contam os historiadores que no século XX, o comércio de padrão médio e alto migrou para a Cidade Alta, causando a desvalorização dos terrenos.

Um dia é pouco para visitar os pontos turísticos de João Pessoa, que completa 429 anos de fundação. É muita história e beleza para um dia apenas. Sugerimos que você reserve alguns dias para conhecer o Centro Histórico da capital, um dos mais bonitos do país. Tendo como base o guia ‘Roteiro a pé’ da Secretaria de Turismo de João pessoa, o JORNAL DA PARAÍBA elencou alguns pontos da cidade que não podem deixar de ser visitados. Você só precisa de água mineral para se refrescar, uma câmera fotográfica (que pode ser a do celular) e muita disposição!

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp