VIDA URBANA
Patos receberá R$ 16 milhões para erradicação das casas de taipa
Prefeitura de Patos já contratou uma empresa de João Pessoa para, depois do cadastramento dos imóveis, elaborar a planta baixa.
Publicado em 06/09/2009 às 11:39
Da Coordecom-PT
O Município de Patos foi contemplado com uma emenda parlamentar do deputado federal Wilson Santiago (PMDB) no valor de R$ 16 milhões, que serão investidos na erradicação das casas de taipa, numa forma de combate eficaz contra o barbeiro (Trypanosoma cruzi) vetor da doença de Chagas, além de recuperação de outras de alvenaria.
O projeto, parceria com a Funasa, prevê a substituição de 750 imóveis de taipa por alvenaria. Só que o Município, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Habitação, realizou cadastro e só localizou 400 casas de taipa nas zonas rural e urbana. Para que os recursos que sobraram não venham a ser devolvidos irão ser investidos na reforma de casas populares, algo previsto no convênio. Funcionários municipais e da Funasa estão fazendo levantamento in loco identificando as residências que precisam de reboco, de piso novo, que estejam com telhado comprometido, necessitam de banheiro novo e calçadas.
A Prefeitura de Patos já contratou uma empresa de João Pessoa para, depois do cadastramento dos imóveis, elaborar a planta baixa (planta de valor individual de cada imóvel, para liberação dos recursos). Haverá a devida licitação para a execução da obra. No dia 24 de outubro próximo, aniversário da cidade, o prefeito Nabor Wanderley fará a entrega das 54 casas do pólo coureiro calçadista, destinada aos sapateiros, e em fevereiro deverão ser entregues mais 50 unidades, de um montante de 221 unidades, dentro do PAC, no Monte Castelo, bem como o restante da estrutura física do polo coureiro.
Ainda tratando de habitação, Eliane Batista, secretária de Desenvolvimento Econômico e Habitação, explicou que Patos surpreende por estar em processo bem adiantado no programa, com um projeto a ser liberado já na próxima semana, no Monte Castelo. Outros projetos de construção estão sendo agilizados. Na próxima semana a Caixa Econômica deverá selecionar 300 pessoas para que compareçam com seus documentos para saber se atendem os pré-requisitos do Minha Casa Minha Vida. “Mães solteiras com três, quatro filhos, que residem em casas de parentes, essas terão prioridade especial, além de idosos em condições de vida precária”, comentou Eliane.
Com relação ao conjunto da Vila Mariana, entregue pelo governo Nabor, mas que apresentou uma série de problemas na estrutura de algumas unidades, a secretária afirmou que a Prefeitura elaborou um verdadeiro dossiê, inclusive fotográfico, sendo enviado à empresa que construiu as casas, mas que esta até o presente não se pronunciou sobre o problema. “Estou esperando apenas uma decisão do prefeito Nabor para poder tomar as providências cabíveis”, enfatizou Eliane.
Comentários