icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

PB é campeã em número de Bancos de Leite

De janeiro a dezembro de 2010, foram coletados 4.701,9 litros de leite humano para doação no Estado, havendo 4.489 doadoras

Publicado em 13/09/2011 às 6:30

Luciana Oliveira

Na região Nordeste, a Paraíba é o Estado com o maior número de Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta, totalizando 19, conforme dados do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Ministério da Saúde, referentes a 2010. No entanto, no ano passado, a quantidade de leite coletado no Estado foi o terceira maior, ficando atrás de Pernambuco e Alagoas.

O Ministério da Saúde tem realizado, constantemente, campanhas de incentivo à amamentação e à doação do leite materno. Nos meses próximos a essas ações, crescem as doações. A Semana Mundial da Amamentação, por exemplo, no início de agosto, fez com que os meses de agosto e setembro registrassem a maior quantidade de leite humano coletado, na Paraíba, ano passado.

De janeiro a dezembro de 2010, foram coletados na Paraíba 4.701,9 litros de leite para doação, havendo 4.489 doadoras. O mês de setembro de 2010 foi o que registrou a maior quantidade de leite coletado, 518 litros. Em agosto, foram 512 litros. Dessa forma, o segundo semestre do ano apresenta um número maior de doações, que vai decrescendo de agosto a dezembro.

A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA entrou em contato com a diretora do Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral, Thaise Ribeiro, para obter mais informações sobre o trabalho realizado no Estado, no entanto, ela informou que só poderia conceder entrevista com autorização da assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde. Até o fechamento desta edição, a assessoria não enviou resposta.

Vantangens

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o aleitamento materno como alimento único ao longo dos seis primeiros meses de vida do bebê pode reduzir em até um quinto os índices de mortalidade infantil. Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria mostram que, em média, bebês de seis a oito meses obtêm 70% de suas necessidades energéticas no leite materno.

As mulheres que podem doar são aquelas que estão amamentando e apresentam excesso de leite e estão saudáveis. As mães interessadas em doar o leite devem entrar em contado com a equipe do bando de leite pelo telefone (83) 3215-6047.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp