icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

PB está no ranking de mais mortes por cocaína e fumo

Cajazeiras,Catolé do Rocha e Riacho dos Cavalos aparecem em uma lista de 50 cidades.

Publicado em 07/02/2012 às 7:00


Três municípios da Paraíba estão na lista das 50 cidades com as maiores taxas de mortalidade pelo uso de tabaco e cocaína no país. Na relação com dados sobre fumo aparecem Cajazeiras e Catolé do Rocha, ambas no Sertão paraibano, distantes mais de 400 quilômetros de João Pessoa. Enquanto na lista com taxas de mortalidade pelo uso de cocaína aparecem Riacho dos Cavalos e novamente Cajazeiras, também no Sertão.

Os dados se referem ao período de 2006 a 2010 e foram feitos pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) com base nos registos do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.

O uso de fumo matou 4.625 pessoas no país entre 2006 e 2010.

O estado campeão de mortes de usuários é o Rio Grande do Sul, com 380 mortes no período pesquisado e a taxa de óbitos pelo tabaco é de a 0,36 para cada mil pessoas. A seguir aparecem Piauí e Rio Grande do Norte, ambos com 0,33/mil, e 130 e 87 óbitos respectivamente. A Paraíba está na 5ª posição no ranking, com 159 óbitos, tendo uma taxa de 0,027 mortes para cada mil habitantes.

Os dados apontam que adultos e idosos (40 anos a 80 anos) são as principais vítimas do tabaco. Dentro desse grupo de risco, o maior número de óbitos ainda se concentra no sexo masculino, com um total de 3.044 mortes no período pesquisado. Já em relação ao sexo feminino esse número é duas vezes menor, um total de 1.305 óbitos em consequência do tabagismo.

Em se tratando de drogas ilícitas, o uso de cocaína causou a morte de 354 pessoas no país entre 2006 e 2010. A Paraíba tem a terceira maior taxa de mortalidade por uso e abuso de cocaína do país, com índice de 0,012 mortes para cada mil habitantes. Contudo, o Estado tem apenas dois municípios na lista dos 50 com maiores taxas de mortalidade. Quem lidera o ranking é Piauí com 0,020 para cada mil habitantes, e, em segundo lugar está o Pará com 0,017 para cada mil habitantes, segundo o estudo da CNM.

Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, há uma urgente necessidade de combater o problema das drogas nos municípios. “E não se está fazendo isso”, afirma. Ziulkoski ressalta que o país precisa ver que a política de prevenção do uso de drogas é precária. “A situação é alarmante”, opina.

A secretária de Desenvolvimento Humano da Paraíba, Aparecida Ramos, destaca que “a droga é uma questão de saúde pública”. Na Paraíba, 726 leitos em hospitais gerais e psiquiátricos estão aptos a realizar o primeiro atendimento ao usuário de drogas. Após a fase crítica, o usuário é encaminhado para tratamento em Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp