VIDA URBANA
PB faz primeiro implante ouvido biônico
Cirurgia foi realizada ontem pela manhã no Hospital Santa Isabel, em João Pessoa. A beneficiada foi uma mulher de 43 anos.
Publicado em 22/10/2011 às 6:30
O primeiro implante coclear, também conhecido como ouvido biônico, na rede pública de saúde da Paraíba, foi realizado na manhã de ontem no Hospital Santa Isabel, em João Pessoa. A beneficiada foi uma mulher de 43 anos que sofria de surdez profunda. Esse tipo de procedimento permite ao paciente reverter o quadro de perda auditiva.
Segundo o médico Marcos Franca, um dos responsáveis pela cirurgia, o procedimento permite que um paciente passe a escutar após a fixação do implante. “Após uma avaliação médica e um conjunto de exames para saber se o implante cabe no ouvido do paciente, ele é submetido à cirurgia e passa a ouvir os sons normalmente”, destaca o médico.
De acordo a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS), o serviço foi recentemente implantado no Hospital Santa Isabel. Nessa primeira etapa mais 20 pessoas serão beneficiadas. De acordo com a SMS, o paciente com surdez profunda nos dois ouvidos e que deseja receber o implante deve procurar as Unidades de Saúde da Família da região onde reside para ser encaminhado ao hospital, onde serão realizados os exames específicos que identifique a necessidade do paciente receber o implante.
Comentários