VIDA URBANA
PB registra dois ataques a bancos
Casos ocorreram em Caraúbas, no Cariri, e Pedra Lavrada, no Seridó paraibano; bandidos tentaram 'rebocar' um caixa eletrônico.
Publicado em 07/12/2013 às 6:00 | Atualizado em 04/05/2023 às 13:18
Dois bancos foram alvo de bandidos na madrugada de ontem na Paraíba. Os casos ocorreram nos municípios de Caraúbas, no Cariri, e Pedra Lavrada, no Seridó paraibano. Neste último, quatro acusados foram presos em flagrante, quando tentavam retirar o caixa eletrônico do posto do Bradesco utilizando um cabo de aço.
Com os acusados, a Polícia Militar (PM) apreendeu três armas, sendo duas de grosso calibre, além de dois veículos, um deles roubado em Soledade na última quinta-feira. Nos veículos também foram encontrados grampos que seriam espalhados durante a fuga. Os paraibanos presos são: Josenildo Gonçalves de Souza, 30 anos, Leandro Souza Veríssimo, 18 anos, Alexsandro Alves dos Santos, 29 anos, e Jucilândio Gomes Matildes, 20 anos. Eles são das cidades de Cubati, São Vicente do Seridó e Campina Grande .
O comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (9°BPM), major Afonso Galvão, explicou que as guarnições da PM já estavam em alerta na região, uma vez que esses ataques costumam ocorrer nos primeiros dias de cada mês. Os acusados, relatou ele, foram surpreendidos pela polícia quando tentavam arrancar o caixa do local, através de um cabo de aço preso a um dos carros utilizados na ação. “No momento da abordagem nós estávamos em um número bem maior e eles não tiveram como reagir”, disse.
Já na cidade de Caraúbas, de acordo com o delegado Luiz Xavier, a explosão foi praticada por seis homens, que chegaram à cidade de motocicletas. Segundo testemunhas, além das motos também havia um carro dando suporte à quadrilha. O valor levado da agência do Bradesco não foi divulgado.
Segundo o cabo Mendes Júnior, após o ataque o grupo fugiu com destino à cidade de São Domingos do Cariri. “Nós entramos em perseguição, mas na fuga eles espalharam vários grampos que acabaram furando os quatro pneus da viatura”, relatou.
Durante toda a manhã de ontem, viaturas das cidades de São Domingos do Cariri, Cabaceiras, Boqueirão e Coxixola montaram um cerco em toda a região na tentativa de capturar os acusados. A Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal do Estado de Pernambuco também foram acionadas, mas ninguém foi preso.
Segundo levantamento do Sindicato dos Bancários da Paraíba, com os casos de ontem já são 127 ataques contra bancos no Estado este ano. Deste total, as explosões já somam 47 ocorrências em 2013.
Comentários