VIDA URBANA
PB registra primeiro caso suspeito de dengue hemorrágica no ano
Paciente de 54 anos é morador de Serra Branca e está internado em Campina Grande. No ano passado, três pessoas morreram: uma em JP, uma em Areial e uma outra em CG.
Publicado em 04/02/2011 às 9:34
Karoline Zilah
A Paraíba registrou na semana passada o primeiro caso suspeito de dengue hemorrágica do ano na Paraíba. A notificação foi feita pela vigilância epidemiológica do município de Serra Branca. O paciente de 54 anos chegou a ser internado em João Pessoa, e em seguida foi transferido para Campina Grande. Ele permanece internado na Clínica Santa Clara, sem apresentar risco de morte.
Os sintomas apresentados eram febre, dor de cabeça, dores no corpo e vômito. O homem adoeceu após retornar de um período de férias em João Pessoa. O diagnóstico médico de dengue hemorrágica ainda não foi confirmado oficialmente em exames laboratoriais. As informações são de Aluana Lopes, coordenadora da vigilância epidemiológica de Serra Branca.
De 2 a 29 de janeiro, foram registrados 222 casos suspeitos de dengue, dos quais 45 teriam sido confirmados. As cidades com maios número de casos confirmados em 2011: Barra de Santa Rosa (17), João Pessoa (11), Cacimba de Areia (3) e Gado Bravo (2).
O boletim epidemiológico da dengue divulgado no fim do mês de janeiro pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) revela que a população de 60 municípios paraibanos tem risco muito alto da doença para este ano.
Registros de dengue no ano passado
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, no ano passado, foram notificados 8.241 casos da doença, sendo 6.160 confirmados. A maioria foi do tipo clássica, enquanto 62 pacientes tiveram complicações e 29 foram do tipo hemorrágica.
Três pessoas morreram vítimas de dengue em 2010, sendo uma em João Pessoa, uma em Areial e uma em Campina Grande.
Os dez municípios com maior número de casos foram: a capital (1.027), Cabedelo (537), Campina Grande (392), Monteiro (284), Uiraúna (281), Catolé do Rocha (275), São José de Piranhas (202), Brejo dos Santos (175), Cajazeiras (141) e Patos (134).
Comentários