icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

PB tem 1,1 mil postos de vacinação contra polio abertos neste sábado

Dia ‘D’ da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite acontece neste sábado (18) para crianças de até 5 anos. Postos funcionam das 8h às 17h.

Publicado em 18/06/2011 às 8:21

Do Jornal da Paraíba

O dia ‘D’ da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite é neste sábado (18) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES) está disponibilizando a abertura de 1.113 postos de saúde entre fixos (1.003) e volantes (110). Em João Pessoa, o número chega a 200 e vai contar com 60 veículos e mil profissionais de saúde envolvidos das 8h às 17h.

Para este dia é esperado vacinar 50 mil crianças de até cinco anos de idade na capital. A abertura oficial acontece às 8h no Mercado Público de Mangabeira.

Segundo a coordenadora de imunização da SES, Missânia Moreira, a quantidade de postos de saúde abertos no Estado neste dia é maior porque se trata de um evento que pretende atingir um número maior de crianças imunizadas. “Estaremos orientando a população sobre os problemas causados pelo vírus que provoca a poliomielite. Durante a semana apenas os postos fixos ficam abertos”, revelou.

Os pais e responsáveis podem vacinar os filhos nos postos volantes na capital através dos Distritos. O Distrito I funciona no Bompreço Castro Pinto. Já o II, no Supermercado Atacadão. O III é possível encontrar nos shoppings Sul, Carrefour Bancários e Praça da Paz.

Na região central da capital, os pontos de saúde devem ser colocados no Terminal Rodoviário, supermercados Extra e Hiper Lagoa, Sebrae e Shopping Tambiá onde a responsabilidade é do Distrito IV. Nas praias, o Distrito V vai colocar no Mag e Manaíra shoppings, supermercados Pão de Açúcar de Miramar e Retão, Carrefour e Hiper Bompreço da BR-230.

De acordo com a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Chiara Dantas, 52 mil doses da vacina contra a poliomielite estão reservadas para imunizar as crianças de até cinco anos de idade na capital. “Esperamos vacinar 50 mil crianças contra a pólio. Além disso, também estamos colocando outras doses para a atualização do cartão de vacinas”, disse.

Campina Grande deve imunizar 29 mil crianças

Em Campina Grande, o Dia D de imunização contra a poliomielite vai acontecer em 100 postos de vacinação espalhados em todo o município. Além das 82 unidades de vacina instaladas dos postos de centros de saúde, os pais também poderão levar as crianças para receber a dose nos postos volantes instalados na Praça da Bandeira, em supermercados da cidade e nas sedes das associações de moradores dos bairros do Quarenta, Jardim Quarenta e Liberdade. A meta este ano é vacinar 29.642 crianças com até cinco anos.

Todos os pontos de vacinação estarão abertos das 8h às 17h com 550 profissionais. A campanha nacional começou na última segunda-feira e durante a semana a procura tem sido satisfatória.

“A procura está boa, a gente tem percebido que as crianças têm comparecido e os pais estão entendendo a importância da vacinação. Não podemos descuidar, pois apesar de não termos mais casos de poliomielite, o vírus continua circulando em outros países e precisamos manter a doença erradicada no Brasil”, avalia Tânia Jerônimo, coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

O levantamento parcial de crianças imunizadas ainda não foi divulgado, já que a secretaria informou que só vai divulgar o balanço total da campanha na próxima segunda-feira.

No ano passado, a campanha conseguiu atingir 95,12% da meta e a expectativa da Secretaria de Saúde é superar o índice anterior. “Os pais devem levar o cartão de vacina da criança, porque nas unidades de saúde nós estamos regularizando a situação de quem está com vacinas pendentes”, informou Tânia Jerônimo.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp