VIDA URBANA
PB tem 2º menor índice de vacinação
Em João Pessoa estima-se que por volta de 5 mil meninas foram vacinadas; meta é vacinar 17.450 meninas na capital.
Publicado em 02/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 16/01/2024 às 15:20
Três semanas após o início da vacinação contra o vírus HPV nas escolas, menos da metade da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) para a Paraíba foi cumprida. De acordo com o relatório parcial da ação, divulgado ontem pelo ministério, até agora 41.051 doses da vacina foram aplicadas no Estado, o que equivale a 49% da meta, que é 83.768.
O índice de vacinação da Paraíba, segundo o MS, está na 2ª pior posição do Nordeste, melhor apenas que o Maranhão (44%) e empatado com Pernambuco.
Em João Pessoa estima-se que por volta de 5 mil meninas já foram vacinadas, conforme dados preliminares da assessoria da Secretaria Municipal de Saúde. A intenção é vacinar 17.450 meninas na capital. Na primeira etapa da ação, iniciada no dia 10, a vacina está sendo aplicada nas escolas públicas e privadas que aderiram à estratégia. Em João Pessoa, aproximadamente 70% das 306 escolas cadastradas já foram visitadas.
A chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Isiane Queiroga, acredita que o número de meninas vacinadas na Paraíba é bem maior do que o apresentado no balanço. “Nem todos os municípios atualizam suas bases de dados com frequência”, disse ela, completando que os resultados até agora têm sido satisfatórios e não está havendo recusa por parte das famílias das adolescentes.
A ação nas escolas acaba na semana que vem, mas a vacina continuará disponível durante todo o ano nos postos da rede pública de saúde.
Usada em 51 países, a vacina é recomendada pela Organização Mundial de Saúde e tem eficácia de 98% contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18), dos quais dois (subtipos 16 e 18) são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo.
O Comitê Consultivo Mundial sobre Segurança das Vacinas, responsável por prestar assessoramento científico à OMS, atestou novamente a segurança da vacina contra o HPV, durante reunião realizada no dia 12 de março.
Comentários