icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

PB tem mais de 25 mil índios

Dados do Censo 2010, mostram que a Paraíba é o quarto estado nordestino que concentra a maior comunidade indígena.

Publicado em 11/08/2012 às 6:00


A Paraíba é o quarto Estado do Nordeste com a maior quantidade de indígenas. São 25.043 pessoas, segundo dados do Censo Demográfico 2010, divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dos índios paraibanos, 18.296 ainda permanecem nas aldeias e outros 6.747 já migraram para as cidades. Busca por emprego, por estudo e ressurgimento dos tabajaras são apontados por especialista como as causas dessa migração.

Em abril deste ano, o IBGE divulgou dados parciais do Censo 2010, por conta das homenagens alusivas ao Dia do Índio, comemorado no dia 19 daquele mês. Na época, o estudo mostrou que a Paraíba possuía 19.149 pertencentes dessa etnia, o que representava um crescimento de 89,82%, em relação aos 10.088 índios contabilizados em 2000.

Para o especialista Benedito Rangel, chefe da Coordenadoria Técnica da Fundação Nacional do Índio (Funai), o aumento de quase seis mil indivíduos, em menos de seis meses, se deve à contagem dos tabajaras. Ele explicou que o Censo do IBGE não cita nominalmente o nome das tribos, mas a Funai já constatou a presença de descendentes dos tabajaras em onze bairros de João Pessoa. São essas pessoas, na opinião do pesquisador, que ajudaram a aumentar as estatísticas de índios. “Os tabajaras quase foram extintos durante as batalhas travadas com potiguaras e portugueses na época da colonização da Paraíba, no entanto, eles estão ressurgindo e já vivem em onze bairros”, disse.

De acordo com Benedito Rangel, historicamente, os tabajaras sempre ocuparam as áreas do Litoral Sul da Paraíba, como os municípios do Conde, Alhandra e Pitimbu. Já os potiguaras, que já possuem áreas demarcadas, estão concentrados nas cidades de Baía da Traição, Marcação e Rio Tinto, que ficam no Litoral Norte.

“Diferentemente dos potiguaras, os tabajaras não possuem território demarcado ainda, porque esse trabalho ainda está em fase de análise pela Funai. Mas quando as terras deles forem demarcadas, certamente, os tabajaras vão sair da cidade e ocupar suas aldeias”, analisou Rangel.

Segundo o IBGE, o Brasil possui 896.917 indígenas. Deste total, 232.739 estão vivendo no Nordeste, a segunda região que concentra a maior quantidade de nativos, perdendo apenas para o Norte, que tem 342.836 habitantes dessa etnia.

No ranking nordestino, os Estados com população indígena são Pernambuco (60.995), Bahia (60.120), Maranhão (38.831), Paraíba (25.043), Ceará (20.697), Alagoas (16.291), Sergipe (5.221), Piauí (2.944) e Rio Grande do Norte (2.597).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp