VIDA URBANA
PB vai ser o primeiro Estado do Brasil a ganhar usina termossolar
Paraíba será o primeiro Estado brasileiro beneficiado com a instalação de uma usina de energia elétrica termossolar.
Publicado em 26/01/2010 às 15:26
Da Redação
O Governo da Paraíba divulgou nesta terça-feira (26) que o Estado será o primeiro no Brasil a ser beneficiado com a instalação de uma usina de energia elétrica termossolar, graças a um dos sete protocolos de intenções assinados pelo governador José Maranhão. A solenidade de assinatura aconteceu ontem no Palácio da Redenção, em João Pessoa, e o projeto vai gerar 1.500 novos empregos diretos e indiretos no município de Coremas.
Trata-se da Usina Termossolar de Coremas, cuja estrutura para a instalação está sendo elaborada pela empresa Enerbrax Projetos e Participações S.A., tendo uma capacidade de geração de 50 mw de energia. Beneficiada pelo Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), a empresa requer recursos na ordem de R$ 400 milhões e vai gerar cerca de dois mil empregos na construção de sua unidade.
Coremas foi escolhida para implantação da usina por ter sido identificada por técnicos da Enerbrax no Nordeste brasileiro como um município com ponto de maior incidência solar. E isto aliado às facilidades das condições de conexão elétrica. A empresa ainda escolheu a Paraíba pelas condições estruturais existentes e também pelos incentivos que o Governo do Estado oferece dentro da política de crescimento industrial.
“Além de todo o suporte necessário para que esse empreendimento se instale na Paraíba, recebido pelo presidente da Cinep, João Laércio, a acolhida do governador José Maranhão, dando total apoio para implantação do nosso projeto na região escolhida por nós, revelou o seu alto interesse no desenvolvimento do Estado”, revela Hélcio Camarinha, diretor executivo da Enerbrax.
Comentários