icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

PC desarticula fraude para financiar veículos

Quadrilha falsificava documentos para financiá-los em nome de terceiros e repassar os veículos a valores abaixo do mercado.

Publicado em 18/03/2014 às 6:00 | Atualizado em 18/07/2023 às 14:33

Quatro pessoas foram presas e seis veículos de luxo apreendidos durante uma operação da Polícia Civil deflagrada na manhã de ontem para desarticular um esquema de fraudes em financiamentos de carros em concessionárias de Campina Grande. Um vendedor de veículos é acusado de ser o chefe da quadrilha que falsificava documentos para financiá-los em nome de terceiros e repassar os veículos a valores abaixo do mercado.

O esquema foi descoberto depois que várias pessoas estavam em débito com as financeiras e apresentavam o mesmo endereço, que era usado pelo grupo para comprovar residência durante o processo de financiamento do carro. Na operação 'Fórmula 1' o acusado de ser chefe da quadrilha foi identificado como Severino Rafael Júnior, que trabalha há 20 anos no ramo de comercialização de veículos na cidade.

Além dele foram presos José Josinaldo Pereira Tavares, Maricélia Tavares e Jefferson Tavares que são da mesma família. Eles moravam no endereço que o grupo usava para comprovar residência nos financiamentos e participavam do esquema como testemunhas que confirmavam dados e endereço das pessoas que tinham os nomes usados no esquema. A prisões aconteceram nos bairros Malvinas, Bodocongó e Serrotão, em Campina Grande.

Segundo o delegado seccional de Campina Grande, Iasley Almeida, o acusado Severino Rafael Júnior usava da confiança de seus patrões para executar o plano usando o nome da concessionária para dar entrada no financiamento. “Ele pegava documentos perdidos de pessoas desconhecidas, falsificava os demais documentos que fossem necessários e abria um financiamento. Quando o banco ligava para a casa dos outros três envolvidos eles confirmavam endereço e dados do fiador.

A Polícia Civil está investigando a participação do funcionário de um cartório de Campina Grande, que estaria auxiliando a quadrilha emitindo a autenticidade dos documentos necessários para reconhecimento de firmas.

Apenas com os seis veículos apreendidos foi contabilizado um prejuízo de quase R$1 milhão para as financeiras. Ao todo, a Polícia Civil já identificou 21 veículos que foram adquiridos com este esquema, deixando prejuízo total incalculável até o momento, pois o grupo só financiava carros de luxo. Pelo menos outras dez pessoas estão sendo investigadas pela participação direta na fraude.

DELEGADA VAI OUVIR VÍTIMAS DA QUADRILHA

A delegada de Defraudações e Falsificações de Campina Grande, Suelani Guimarães, disse que as pessoas que tiveram os nomes usados para o financiamento dos carros serão ouvidas pela polícia e terão de prestar esclarecimento. “Apesar de terem sido vítimas do esquema e com o nome sujo na praça iremos investigá-los”, disse a delegada.

Os quatro presos passarão por oitivas até hoje e, após indiciados, serão indicados os presídios para o qual eles devem ser encaminhados. Eles deverão ser autuados por formação de quadrilha, estelionato, falsificação de documentos públicos e privados, uso de documentos falsos e por fraude financeira.

JOÃO PESSOA

Ainda na operação foram cumpridos mandados de busca em residências do bairro Torre, em João Pessoa. De acordo com a delegada Suelani Guimarães, um dono de uma concessionária da capital é suspeito de estar adquirindo os veículos do esquema para revendê-los. “Estamos aprofundando as investigações e pedimos a ajuda da população para que denuncie ou conceda informações que possam ajudar e encontrar outros envolvidos, através da linha 197.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp