icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Pedestres se arriscam em faixas quase invisíveis nas ruas de João Pessoa

Em algumas ruas e avenidas de João Pessoa, faixas apagadas mal podem ser visualizadas por pedestres e motoristas.

Publicado em 27/08/2015 às 7:56

As campanhas de educação para o trânsito sugerem, dentre outras orientações, que os transeuntes atravessem ruas e avenidas utilizando a faixa de pedestres para ter mais segurança. No entanto, a população pessoense esbarra na falta de manutenção dessa sinalização horizontal e acaba arriscando a vida durante a travessia devido aos motoristas não visualizarem a faixa.

Na avenida Santa Catarina, no bairro dos Estados, em João Pessoa, por exemplo, há faixas de pedestres apagadas quase que em sua totalidade. A mesma via tem pelo menos duas faixas na mesma situação. No cruzamento desta avenida com a Rio Grande do Sul, no mesmo bairro, o problema se repete, assim como em outros pontos da cidade, em especial nas áreas centrais e de maior circulação de veículos.

Como se não bastasse a falta de manutenção dessa sinalização horizontal, os pedestres ainda encaram a falta de respeito dos motoristas, que por sua vez alegam não visualizar as faixas para que possam reduzir a velocidade e parar o veículo para as pessoas atravessarem a rua com segurança.
A dona de casa Ana Lúcia Rangel, 45 anos, disse que os atropelamentos de pedestres são frequentes no bairro, inclusive ela quase foi mais uma vítima. “As faixas já não nos passam a segurança que deveria porque muitas estão apagadas e ainda sofremos com a falta de respeito dos condutores.

Muitas vezes os carros param para a gente passar, mas aí vem as motos, em toda velocidade, e se você não correr é capaz de ser atingida. Pessoas idosas ou com crianças correm ainda mais perigo, já que não têm a mesma mobilidade que os mais jovens”, relatou.

Já o comerciante Alfredo Pereira, 32 anos, disse que muitas vezes só enxerga a faixa de pedestres quando já está muito próximo da mesma, o que dificulta o uso do freio do carro. “Se eu parar bruscamente, em cima da faixa, corro o risco de causar um acidente, onde o veículo que vem atrás de mim possa bater na traseira do meu carro. É uma situação complicada. Os pedestres têm seus direitos, mas nós também precisamos estar resguardados por uma boa sinalização, o que não tem acontecido quando o assunto é faixa de pedestre”, frisou.

SEM RESPOSTA

Contatamos a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa para esclarecer as denúncias e informar sobre as ações de manutenção e recuperação de faixas de pedestres na cidade, mas não obtivemos retorno até o fechamento desta edição.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp