VIDA URBANA
Pedidos seguirão para Governo Federal
Entre as ações do Plano de Combate à Seca, está o pedido de antecipação no pagamento do Seguro Garantia Safra.
Publicado em 19/04/2012 às 6:30
Além do problema do abastecimento de água, o Governador e os prefeitos vão discutir ações para diminuir o impacto da estiagem na produção agrícola. O objetivo do encontro é estabelecer parcerias entre o Estado e os municípios, além de construir uma pauta conjunta de solicitações que serão encaminhadas ao Governo Federal.
“Estamos preocupados com o quadro de falta d'água e vamos definir ações e pleitos que serão levados ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra”, informou Ricardo Coutinho. Além de apresentar propostas, os prefeitos deverão apresentar um levantamento dos poços artesianos existentes em cada município e listar os dessalinizadores que não estejam em funcionamento.
Entre as ações que poderão integrar o Plano de Combate à Seca, está o pedido de antecipação no pagamento do Seguro Garantia Safra, a criação de um fundo rotativo de recursos para o combate ao problema e a liberação de linhas de créditos para custeio dos ações de recuperação da agropecuária e agricultura familiar.
A decisão de convocar os prefeitos foi confirmada após uma reunião entre o governador e os representantes de cinco secretarias estaduais que irão coordenar a elaboração do Plano.
O encontro reuniu as secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Infraestrutura, Agricultura, Desenvolvimento Humano, Saúde e além de outros órgãos como Defesa Civil Estadual, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Aesa, Cagepa e DER.
Comentários