VIDA URBANA
Peixes-boi serão trazidos para a Paraíba para reintegração à natureza
Três peixes-boi que há três anos viviam em cativeiro em Itamaracá (PE), serão trazidos para Mamanguape, no Litoral Norte da Paraíba.
Publicado em 08/10/2010 às 18:12
Da Redação
Três peixes-boi que há três anos viviam em cativeiro em Itamaracá (PE), serão trazidos para Mamanguape, no Litoral Norte da Paraíba, na madrugada deste sábado (9). Conforme o coordenador do Instituto de Mamíferos Aquáticos, Luciano Reis, os animais serão trazidos para a base do Projeto Peixe-Boi em Mamanguape para ficarem no cativeiro natural até que estejam prontos para serem soltos na natureza.
Os três animais estavam sendo assistidos pelo Projeto em Pernambuco desde quando ainda eram filhotes, depois que perderam a mãe. “Há três anos eles estavam no cativeiro em Itamaracá. Agora eles vão ficar no cativeiro natural em Mamanguape para passar pelo processo de aclimatação e depois serem devolvidos para o ambiente livre”, destacou.
Antes de serem soltos, serão colocados rádio-transmissores nos peixes-boi para que eles possam ser acompanhados. Em Mamanguape, eles passam pela fase final de adaptação.
Base Mamanguape
Na Base da Barra de Mamanguape foi realizada a segunda experiência de reintrodução de peixes-boi marinhos no Brasil, que ocorreu em sucessivos estágios de cativeiro em ambiente natural, com a liberação total em 22 de abril de 1999. A soltura é feita aos poucos para proporcionar as melhores condições e o tempo necessário para a readaptação dos animais ao habitat natural.
Esta Base hoje realiza experimentos de alimentação, comportamento e manejo de peixe-boi cativo em ambiente natural, tendo como objetivos principais a reprodução da espécie neste ambiente e o desenvolvimento do ecoturismo na região.
Comentários