icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Pesadelo está ligado ao medo e aparece logo na fase infantil

Conheça um pouco das causas do pesadelo

Publicado em 20/11/2011 às 8:00

Eu lembro que por muitos anos, quando era pequena, acordava no meio da noite com pesadelos horríveis. Num, eu não conseguia me mexer. Parecia que estava colada na cama...Noutro, eu despencava do alto de um morro...Para uma criança pequena, eram assustadores!

Os pesadelos estão ligados ao medo e costumam surgir na idade em que começamos a percebê-lo. O medo aparece lá pelos 12-18 meses e representa uma interiorização de nossa fragilidade humana.

De acordo com especialistas, a partir de 1 ano e meio uma criança começa a ter uma idéia muito clara do seu posicionamento no Mundo: gosta de conhecê-lo, mas sente a agressividade do meio e suas limitações.

A criança sente-se pequena, vulnerável e impotente. Estão criados os mecanismos do medo.

Como ainda não sabe dar nome aos seus medos, eles surgem sob várias faces: bichos, monstros, e mais tarde situações de perigo. Quando as crianças aprendem a falar bem, a tendência é a diminuição dos pesadelos.

Nós temos vários tipos de medo. Desde os que herdamos dos antepassados (por exemplo, muita gente nunca viu uma cobra, mas tem medo delas), aqueles adquiridos por experiências desagradáveis – o ataque de um cão pode deixar sequelas – até o medo de imprevistos. O medo da noite, da escuridão, quando a criança sente-se frágil e abandonada, entre muitos outros.

Por volta dos 3 anos o cérebro começa a amadurecer, a imaginação desenvolve-se e enquanto não é controlada, pode dar muitos sustos.

Os cientistas acreditam que os pesadelos libertam o cérebro das imagens e memórias que provocam medo. Por essa razão, dormir com os pais não é uma solução, pois não ajuda a criança a lidar com seus medos. Mas, os pais podem ajudar seus filhos, sendo solidários com a criança. Nessa hora, nada de recriminações.

Também ajuda deixar sempre uma luz acesa no quarto ou no corredor. Conversar com a criança e dizer como você lidava com seus pesadelos na idade deles...Deixá-los seguros, dizendo que eles podem chamá-la toda vez que precisarem.

Também ajuda apelar para a imaginação. Fazer cartazes para colocar no quarto, com frases como: “Monstros aqui? Não!”; dar um boneco especial para ajudar a combater o medo; jogar um spray aromatizador de ambiente, dizendo que ele afasta monstros, etc, etc...O importante é passar segurança para a criança.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp