VIDA URBANA
Pesquisa coloca Campina Grande como o principal polo comercial da Paraíba
Levantamento foi publicado de maneira antecipada para contribuir com diagnósticos do impacto da Covid-19 no Brasil.
Publicado em 22/05/2020 às 18:12 | Atualizado em 23/05/2020 às 17:37
A cidade de Campina Grande, no Agreste da Paraíba, foi o principal polo comercial da Paraíba no ano de 2018, conforme dados da pesquisa Regiões de Influência das Cidades (Regic), divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira (22). A cidade apresentou os maiores índices de atração para a compra de roupas, calçados, móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos.
Segundo o IBGE, o levantamento do Regic foi publicado de maneira antecipada para contribuir com diagnósticos do impacto da Covid-19 no Brasil. A base do cálculo dos índices é a entrevista da população residente nos municípios entrevistados, bem como o percentual de destinos. Dessa forma, o indicador aponta uma quantidade potencial de pessoas que a cidade pode atrair para a aquisição de bens ou serviços.
Moradores de pelo menos 54 municípios da Paraíba escolhiam Campina Grande para compra de peças de vestuário e calçado para consumo próprio. A quantidade de cidades onde a preferência para compra de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos aumenta em comparação aos demais itens; a população 58 municípios do estado queriam vir à Campina Grande para usufruir do comércio.
Já a cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, foi o principal destino de compras para moradores de 29 cidades, para produtos de vestuário e calçados. A capital João Pessoa, que é polo comercial de artigos de vestuário e calçados para cidades de 21 cidades e pelo menos 14 municípios a procuram para comprar móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos.
Comentários