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VIDA URBANA

Pesquisa coloca Campina Grande como o principal polo comercial da Paraíba

Levantamento foi publicado de maneira antecipada para contribuir com diagnósticos do impacto da Covid-19 no Brasil.

Publicado em 22/05/2020 às 18:12 | Atualizado em 23/05/2020 às 17:37


                                        
                                            Pesquisa coloca Campina Grande como o principal polo comercial da Paraíba

A cidade de Campina Grande, no Agreste da Paraíba, foi o principal polo comercial da Paraíba no ano de 2018, conforme dados da pesquisa Regiões de Influência das Cidades (Regic), divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira (22). A cidade apresentou os maiores índices de atração para a compra de roupas, calçados, móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

Segundo o IBGE, o levantamento do Regic foi publicado de maneira antecipada para contribuir com diagnósticos do impacto da Covid-19 no Brasil. A base do cálculo dos índices é a entrevista da população residente nos municípios entrevistados, bem como o percentual de destinos. Dessa forma, o indicador aponta uma quantidade potencial de pessoas que a cidade pode atrair para a aquisição de bens ou serviços.

Moradores de pelo menos 54 municípios da Paraíba escolhiam Campina Grande para compra de peças de vestuário e calçado para consumo próprio. A quantidade de cidades onde a preferência para compra de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos aumenta em comparação aos demais itens; a população 58 municípios do estado queriam vir à Campina Grande para usufruir do comércio.

Já a cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, foi o principal destino de compras para moradores de 29 cidades, para produtos de vestuário e calçados. A capital João Pessoa, que é polo comercial de artigos de vestuário e calçados para cidades de 21 cidades e pelo menos 14 municípios a procuram para comprar móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

Já em relação com ao deslocamento para compras, a Paraíba teve a segunda menor distância linear média do país percorrida, pela população para comércio de móveis, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos e de informática, de 37,5 quilômetros. Para o comércio de vestuário e calçados, a distância doi de 49,1 km, sendo o quarto menor número do ranking nacional.
Imagem

Bruna Couto

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