VIDA URBANA
Pesquisa tenta inserir oito novos tipos de cana-de-açúcar às plantações na PB
Estudo inédito da UFPB trabalha com mudas doadas por empresa especializada.
Publicado em 28/07/2019 às 7:00 | Atualizado em 29/07/2019 às 8:34
Uma das principais vocações da Paraíba, o plantio da cana-de-açúcar está sendo alvo do experimento do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Os pesquisadores irão testar oito variedades inéditas de cana-de-açúcar no Brejo paraibano. A plantação das mudas, realizada pelo Centro de Ensino, localizado no campus II, em Areia, é fruto de doação da empresa SBW do Brasil. A expectativa é a de que fortaleçam a cadeia produtiva da planta na região.
“Das nove cedidas, oito não são cultivadas tradicionalmente no Brejo Paraibano ", conta o diretor do CCA, Manuel Bandeira. A doação foi feita na forma de mudas micropropagadas, cujo processo de produção é realizado in-vitro, em laboratório, a partir de uma planta matriz, a fim de limpá-la de microorganismos patógenos (fungos, bactérias e vírus).
Já houve o cultivo de mais de mil mudas na fazenda experimental Chã de Jardim, também em Areia, sob orientação do professor Fábio Mielezrski. Ele explica que identificar as variações que possam ser mais produtivas dentro das condições do solo e do clima no Brejo Paraibano é um dos objetivos da pesquisa.
“Desejamos nos tornar um centro difusor de tecnologia da cultura da cana-de-açúcar para todo o Estado”, conjectura Bandeira. Os estudos têm o apoio da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan).
Comentários