VIDA URBANA
Pesquisador de Bayeux representa estado na maior feira tecnológica da América Latina
Natanael Dias é aluno da rede estadual de ensino e está entre 30 mil pesquisadores da Mostratec.
Publicado em 24/10/2019 às 7:00 | Atualizado em 24/10/2019 às 14:49
Um aluno da Escola Cidadã Integral Técnica Estadual Erenice Cavalcante Fideles de Bayeux, na Paraíba, está representando o estado no maior evento de exposição cientista da América Latina, a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia - Mostratec. O evento acontece da última terça-feira (22) à próxima quinta-feira (24), em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, e reúne cerca de 30 mil pesquisadores de todo o mundo.
O representante paraibano na Mostratec é o aluno Natanael Dias da Silva, de 19 anos, matriculado na rede estadual de ensino. Ele criou um projeto de implementação de um Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), movido a ar comprimido, que funciona sem a emissão de gases poluentes, possibilitando, assim, o uso de fontes de energias sustentáveis e a redução de gastos públicos com a compra do óleo diesel.
Para Natanael, a participação na Mostratec é a realização de um sonho e a possibilidade explorar novos horizontes. "É uma experiência única sair da Paraíba e estar participando da maior feira da América Latina. Sensação muito boa, troca de experiências. Estou obtendo mais conhecimento e resultados bem positivos dos avaliadores do projeto. Meu planejamento é continuar com pesquisas cientificas e me aprofundar na área de engenharia mecânica.", comentou o estudante da rede estadual de ensino.
Esse tipo de tecnologia já foi instalada em outros países e testada em outras regiões do Brasil, e o projeto de Natanael objetiva implementá-la, também, na cidade de Bayeux e nos municípios vizinhos, através do espaço disponibilizado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). O local proposto possui compressores capazes de tratar o ar por meio do processo de trilhagem modificada, como indicado no projeto do aluno paraibano.
Na 34ª edição Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, jovens cientistas de todo o Brasil e de outros 20 países apresentam cerca de 755 projetos divididos nas categorias Mostratec, onde alunos do Ensino Médio e Técnico apresentam 420 projetos, e Mostratec Júnior, que possui 263 projetos de alunos da Educação Fundamental e 72 projetos da Educação Infantil. Os melhores projetos devem receber prêmios avaliados em mais de R$ 1 milhão, ofertados por 36 instituições como FioCruz, Marinha do Brasil e Menção Honrosa Unesco, como forma de incentivo educacional.
Comentários