icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Pessoas com deficiência devem fazer biometria para usar ônibus públicos

Atualização cadastral começa na próxima segunda-feira (23).

Publicado em 19/10/2017 às 14:00

Começa na segunda-feira (23) a atualização cadastral das pessoas com deficiência, usuárias do sistema de transporte público de passageiros de João Pessoa. Com isso, elas passarão a utilizar o sistema biométrico e poderão acessar os ônibus, normalmente, pela porta dianteira, bastando passar seu próprio cartão e fazer a leitura biométrica.

O recadastramento será feito na própria Funad, no bairro Pedro Gondim, de segunda a sexta, das 8h às 17h. A atualização será feita por ordem alfabética e o beneficiário deve ir pessoalmente portando identidade, CPF e o cartão de cadastro anterior, que será trocado na hora pelo novo cartão eletrônico, com foto e biometria. A partir do dia 2 de dezembro, o acesso aos ônibus só será possível utilizando o novo sistema.

Atualmente, o sindicato tem mais de 12.500 mil pessoas com deficiência registradas como usuárias de ônibus em seu sistema. Segundo o diretor de Relações Institucionais do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de João Pessoa (Sintur-JP), Isaac Júnior Moreira, a expectativa é que com a atualização dos dados haja correção de eventuais inconsistências nas informações.

“O principal objetivo é garantir plenamente o direito ao transporte coletivo a quem o tem, atendendo à antigo pleito das pessoas com deficiência, conferindo-lhes autonomia e cidadania, por exemplo. Com o acesso pela porta dianteira, sem precisar se submeter a se identificar a mais ninguém, o próprio deficiente vai entrar, passar o seu cartão no validador e fazer a leitura biométrica. Para cadeirantes continuará valendo a entrada pela porta do meio dos ônibus”, explica Isaac.

De acordo com o Sintur-JP, há casos que pessoas com deficiências temporárias acabam adquirindo o direto a utilizar o transporte público sem custo e quando se recuperam não procuram o sindicato para excluir o cadastro. “A ideia é garantir o direito àqueles que realmente o tem, sem sufocar o sistema, sendo injustos com os que pagam as passagens”, afirma.

Confira o calendário para atualização cadastral:

De 23 a 27 de outubro: usuários com iniciais A, B, C e D.
De 30 de outubro a 3 de novembro: usuários com iniciais E, F e G.
De 6 a 10 de novembro: usuários com iniciais H, I, K, L, N, O, P, Q e R.
De 13 a 17 de novembro: usuários com iniciais J.
De 20 a 24 de novembro: usuários com iniciais M.
De 27 de novembro a 1 de dezembro - usuários com iniciais S, T, U, V, W, X, Y e Z.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp