VIDA URBANA
Pessoense reclama de poluição visual em JP
Placas, outdoors e cartazes de diversos tamanhos e cores sujam paredes, postes e árvores, além de atrapalhar a visão de pedestres e motoristas.
Publicado em 02/07/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 14:04
O comércio intenso de João Pessoa, que contribui para o desenvolvimento econômico da cidade, cresce junto com a poluição visual das ruas. Placas, outdoors e cartazes de tamanhos, cores e posições diferentes sujam paredes, postes e até árvores, além de atrapalhar a visão de pedestres e motoristas que se mostram insatisfeitos. O problema pode ser visto com maior destaque nos principais corredores urbanos.
O auxiliar de serviços gerais Joseilton Martins, 35 anos, trabalha em uma loja de calçados no Ponto de Cem Réis, no Centro da capital, e disse se sentir incomodado com o que vê diariamente. “A poluição visual é grande. Além de sujar a cidade, fica feio para quem vem visitar João Pessoa e acaba levando uma imagem manchada daqui.
São muitos cartazes, vários deles repetidos e sem necessidade. Se quer divulgar alguma coisa, basta um cartaz em cada lugar e não cinco, seis, em uma mesma parede”, declarou.
Já o montador de móveis pontuou que a visibilidade no trânsito fica comprometida. “Isso atrapalha os motoristas, demais até, porque tira a nossa atenção e com o trânsito complicado que já está, para causar um acidente é muito rápido. Devia ter alguma punição para quem faz isso”, disse.
De acordo com o diretor de Serviços Urbanos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) de João Pessoa, Flávio Monteiro, a poluição visual ocorre em toda a cidade, principalmente nos principais corredores urbanos. “Somente de janeiro a junho deste ano, foram aproximadamente 400 notificações, sendo o Centro, no entorno da Lagoa do Parque Solon de Lucena, em toda a extensão das avenidas Epitácio Pessoa, Beira Rio e Rui Carneiro, em Manaíra, além da avenida Edson Ramalho, os locais onde mais acontecem as notificações”, frisou.
Segundo ele, a Sedurb está realizando um mapeamento da cidade para solucionar o problema da poluição visual. “É um processo novo e estamos, paulatinamente, sanando por zonas. Estamos realizando um mapeamento completo de João Pessoa e vamos dividir a cidade em 12 zonas. Em cada área, haverá um gerente de fiscalização que, semanalmente, apresentará as demandas da região e notificações”, disse.
Flávio Monteiro disse ainda que somente no mês passado, 12 empresas de out- doors foram notificadas para comparecerem à Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para regularizarem as situações e estabelecerem novas regras de publicidade. Já as placas recolhidas são encaminhadas para a Divisão de Controle e Postura, localizada na sede da Sedurb, no Centro Administrativo Municipal, no bairro de Água Fria.
De acordo com o secretário da Sedurb, Assis Freire, as placas estão sendo afixadas em locais proibidos, por isso, a necessidade de operações diárias para remoção do material. “Temos uma equipe formada para a remoção de placas, faixas, banners e publicidades em locais proibidos. As operações são realizadas diariamente, de domingo a domingo, e vão continuar”, garantiu.
O secretário também afirmou que a PMJP está capacitando funcionários para atuação nos principais corredores da capital. “A Sedurb é a responsável pelas fiscalizações das placas e faixas de publicidade em geral. A orientação que temos é que o serviço seja realizado com sucesso. Então, estamos capacitando funcionários para atuação nos principais corredores, para que João Pessoa não sofra com a poluição visual”, finalizou.
Comentários