VIDA URBANA
PF realiza 3ª fase da Operação Desumanidade
Ação busca desarticular esquema de fraude a licitações e desvios de verbas federais.
Publicado em 21/11/2017 às 9:36 | Atualizado em 10/03/2023 às 15:24
Foi deflagrada na manhã desta terça-feira (21) a terceira fase da Operação Desumanidade, que pretende cumprir quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 14ª Vara da Justiça Federal de Patos no município de Malta, no Sertão. A operação ocorre em atuação conjunta pelo Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal, Controladoria Geral da União (CGU) e Justiça Federal.
O objetivo da ação é desarticular o esquema de fraude a licitações e desvios na aplicação de verbas federais em contratação de empresas de fachada para a construção de obras públicas no município. A ação envolve dois procuradores da República, três auditores da CGU, dez policiais federais e seis oficiais de justiça da Justiça Federal.
Parte das buscas realizadas pela PF ocorreu na sede da Prefeitura de Malta, segundo confirmou o secretário de Administração do município, Diafrânio Fontes. Ele disse também que os documentos recolhidos foram de processos licitatórios relacionados às obras de asfalto e construção de cisternas. “O município está colaborando com o processo de buscas e não existe nenhuma irregularidade por parte da gestão, no que se refere às obras. Os documentos recolhidos envolvem uma empresa que está sendo investigada com atuação em outras cidades e que realizou serviços aqui”, disse.
A Operação Desumanidade foi deflagrada durante o ano de 2015, após um processo de investigação realizado pelo MPF de Patos. A investigação acontece sob segredo de justiça e aponta nesta terceira fase, um prejuízo na ordem de R$ 1 milhão aos cofres públicos.
Comentários