icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Pilates equilibra corpo e mente

Método melhora a respiração, fortalece e tonifica a musculatura, mas antes de começar é preciso ficar atento à avaliação física.

Publicado em 08/07/2012 às 16:00

Equilíbrio para o corpo, energia para alma, consciência corporal e fortalecimento muscular são alguns dos benefícios prometidos pelo pilates. O método vem se tornando cada vez mais popular no Estado, sendo fácil encontrar clínicas e estúdios que fornecem esse tipo de serviço. Antes de aderir a prática, entretanto, o usuário deve ficar atento a algumas explicações básicas sobre o método, que podem ser de grande valia para a conquista do resultado ideal.

De início, o ideal é ter consciência do objetivo que se quer alcançar com a prática do pilates. Usuários que estejam em busca do exercício para reabilitação, em detrimento de patologias, como artrite ou artrose, por exemplo, devem procurar auxílio através de uma clínica de pilates, onde as aulas são ministradas por fisioterapeutas. Ana Cecília, fisioterapeuta com especialidade em pilates há mais de seis anos, explica essa modalidade.

“É um método de condicionamento físico indicado para reabilitação, não trabalha com atividades de impacto, por isso é muito indicado para pessoas que não possam fazer esforço nas articulações, por exemplo”, exemplificou Ana Cecília. Os benefícios para saúde são vários, conforme exemplificou a fisioterapeuta. “O pilates trabalha com o alongamento e fortalecimento muscular. Trabalhamos com postura, respiração, flexibilidade corporal e fortalecimento abdominal. As pessoas tendem a diminuir o estresse, as dores crônicas, até a respiração fica melhor”, comentou.

A fisioterapeuta ainda alertou sobre as precauções que devem ser adotadas antes de começar a praticar o pilates. “O ideal é que a pessoa procure uma clínica com profissionais qualificados, que tenham experiência em pilates. É importante pedir as referências do profissional, saber se possui registro no Conselho Regional de Fisioterapia (Crefito), no caso de fisioterapeutas. O pilates é um trabalho muito sério, do mesmo jeito que ajuda, pode prejudicar a saúde, se praticado de forma indevida”, ressaltou.

Existem também aqueles que procuram o pilates para estabilização corporal, usuários que desejam a prática para ter um dia a dia mais saudável, muito mais preocupados com o fitness do que com a recuperação da saúde proveniente de alguma patologia. Para esses, o ideal é buscar o serviço nos estúdios de pilates, que são ministrados por educadores físicos.

Renata Severo, educadora física que trabalha com pilates há quase dez anos, comenta o perfil do usuário que busca os estúdios para esse exercício. “Pilates deixou de ser apenas para quem é doente ou idoso. Vários adultos e até adolescentes estão buscando os exercícios. Eles combinam a musculação com o pilates e costumam se surpreender com os resultados”, afirmou.

Segundo a educadora física, um dos principais atrativos do pilates é sua capacidade de trabalhar a musculatura de forma diferenciada. “Muitas mulheres estão dando preferência ao pilates em relação à academia. A musculação deixa o corpo grande, porque provoca o inchaço do músculo, e nem toda mulher quer ter esse aumento. O pilates deixa o corpo definido com resultado diferente da musculação, a mulher fica com a musculatura trabalhada, torneada, mais esguia, sem ficar grande”, explicou.

Os benefícios estéticos provenientes do pilates são vários, mas não se pode negar que os principais pontos positivos são gerados para a saúde do indivíduo, conforme explicou Renata Severo.

“Quem pratica pilates tem melhoria de concentração, postura, resposta motora, emagrece, fortalece a musculatura, alivia o estresse e até o desempenho sexual fica melhor”, ressaltou a educadora física.

O método pilates foi criado na década de 20 pelo alemão Joseph Pilates. Hoje é possível encontrar duas modalidades desse exercício, o clássico e o contemporâneo. O pilates clássico trabalha com a essência dos exercícios, pois segue a mesma série de programas estabelecidos na criação do pilates. A modalidade contemporânea, por sua vez, acrescenta diversos outros exercícios e aparelhos que não estavam presentes na gênese do pilates são acrescentados. (Especial para o Jornal da Paraíba).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp