VIDA URBANA
Pioneirismo na transmissão televisiva
O processo de implantação da TV Digital na Rede Paraíba começou na TV Cabo Branco, com a fase de testes iniciada em 2009.
Publicado em 18/10/2013 às 6:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:18
O processo de implantação da TV Digital na Rede Paraíba de Comunicação começou em João Pessoa, na TV Cabo Branco, com a fase de testes iniciada em 21 de fevereiro de 2009. Em 6 de julho do mesmo ano, a emissora se tornou oficialmente a primeira a inaugurar a alta definição - conhecido como sistema HD - na Paraíba.
Já em Campina Grande, a tecnologia chegou este ano. Mais uma vez a Rede Paraíba largou na frente e a TV Paraíba Digital foi a primeira emissora em HD do interior do Estado. O sinal experimental começou em junho de 2013 e já no dia 1º de agosto, todos os programas locais e nacionais estavam sendo transmitidos em alta definição. O último passo para a transição completa do sinal analógico para o digital da Rede Paraíba se deu no último dia 7, quando todos os programas locais ganharam cenários mais modernos e começaram a ser transmitidos com som e imagem de cinema.
Para a implantação da TV Digital no Estado, as TVs Cabo Branco e Paraíba reformularam toda a estrutura operacional das emissoras. Equipamentos de última geração foram adquiridos para que o telespectador pudesse acompanhar a programação das afiliadas da Rede Globo com melhor qualidade. Para a editora regional de jornalismo das TVs Paraíba e Cabo Branco, Tatiana Ramos, a grande importância desta transição é o foco no telespectador, que passa a ter uma transmissão com mais qualidade audiovisual, além da qualidade de informação que já é conhecida do público.
O novo sistema de transmissão foi motivo de elogios por parte dos que prestigiaram a festa ontem. O senador Cícero Lucena destacou que a iniciativa “é uma demonstração de que a Paraíba tem empresas com visão de futuro, como comprova a Rede Paraíba”.
O deputado federal Ruy Carneiro frisou que a melhoria do serviço proporciona uma maior satisfação para o telespectador e a deputada estadual Daniela Ribeiro classificou a implantação do sinal digital como um presente do grupo de comunicação para a Paraíba. “É um diferencial que vem a abrilhantar e deixar ainda mais atento o telespectador paraibano”, comentou.
Comentários