icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Pioneiro da reprodução assistida participa de simpósio na Capital

Evento está sendo promovido pela Faculdade Santa Emília de Rodat e segue até esta sexta-feira (20), com a realização de minicursos na própria Instituição.

Publicado em 16/11/2008 às 8:23

Da assessoria

O pioneiro da Reprodução Humana Assistida no Brasil, o médico Roger Abdelmassih estará no III Simpósio Paraibano de Biomedicina – Tecnologia a Serviço da Vida desta quarta-feira (19), no Hotel Tambaú. O evento está sendo promovido pela Faculdade Santa Emília de Rodat e segue até esta sexta-feira (20), com a realização de minicursos na própria Instituição.

As inscrições podem ser feitas na Santa Emília, localizada na Praça Caldas Brandão, S/N, em Tambiá. Os valores foram fixados em R$ 50 reais para estudantes de graduação e R$ 120 reais para profissionais e pós-graduados. Dentro da programação, outros especialistas de renome da área da saúde vão ministrar palestras sobre a Biomedicina, Tecnologia a serviço da Reprodução Humana, Avanços em Medicina Reprodutiva, Atualidades sobre Terapia Celular em Cardiopatias no Brasil, dentre outros temas.

Reprodução Humana – É possível afirmar que a Medicina Reprodutiva foi uma das áreas médicas que mais evoluiu nos últimos 30 anos, idade, aliás, do primeiro bebê de proveta do mundo, a britânica Louise Brown. Hoje os casos mais complexos de infertilidade - problema que afeta 20% da população, 16 milhões de casais no Brasil – podem ser contornados com a ajuda da tecnologia e desenvolvimento de novos métodos da FIV (Fertilização in Vitro). Se há 30 anos as chances de engravidar com fertilização in vitro não passavam de 5%, esses índices hoje podem chegar a 55% de filho nascido por tentativa.

Responsável pelo nascimento de 7,5 mil bebês dos 15 mil nascidos no Brasil, concebidos com a ajuda da fertilização in vitro, o médico Roger Abdelmassih é pioneiro na área da Reprodução Assistida em território nacional. Na década de 70, voltou-se para a área da Reprodução Humana, que até então engatinhava no país, passando a dar atendimento integral a casais inférteis. Desde então, tem sido o introdutor no Brasil da maioria das novas técnicas de fertilização in vitro, como a ICSI (Injeção intracitoplasmática de espermatozóide), que hoje permite uma taxa de gravidez superior a 50% por tentativa.

Paraíba – A Madrefert - Instituto de Reprodução Humana é a única clínica paraibana selecionada para implantar o Programa Acesso de Custo Reduzido – destinado para casais que tem dificuldade em ter filhos. Essa é uma iniciativa do Laboratório Serono que está possibilitando ao casal de baixa renda ter acesso ao tratamento de Reprodução Humana com desconto de até 50% na aquisição de medicamentos, diminuindo assim, o custo geral do tratamento. O Programa Acesso vai favorecer a população Paraibana, no sentido de ajudar inúmeros casais que por questões financeiras estavam impossibilitados de sonhar em ter um filho. E o que parecia impossível, agora com a chegada do Programa Acesso, torna-se realidade poder ter em 2008.

Confira abaixo a programação completa do III Simpósio Paraibano de biomedicina da Faculdade Santa Emília de Rodat:

Dia: 19/11/2008 – Hotel Tambaú

9h – Entrega das credenciais

9h30 – Abertura – Profª Maria da Glória Uchoa (Diretora Geral) / Profª Marinei Grotta (Coordenadora do Curso de Biomedicina)

10h - Atividades sobre Terapia Celular em Cardiopatias no Brasil
Dr. João Moraes Jr. (Recife-PE)

11h - Importância do HLA em Transplante de Órgãos
Dr. Glauco Willcox (Recife – PE)

12h - Intervalo para almoço

14h - Desenvolvendo vacinas
Drª Joelma Souza (Recife-PE)

15h - A Tecnologia a serviço da Reprodução Humana
Drª Cláudia Chagas Rocha (São Paulo-SP)

16h30 - Avanços em Medicina Reprodutiva
Dr. Roger Abdelmassih (São Paulo – SP)

Dia: 20/11/2008 – Faculdade Santa Emília de Rodat

8h – A partir desse horário serão ministrados os mini-cursos na Faculdade Santa Emília de Rodat

Cada inscrito no Simpósio terá direito a fazer inscrição em um mini-curso. Os mini-cursos terão quatro horas aulas e serão somente teóricos.

8h às 12h
- Coagulopatias
- Diagnóstico Molecular do Câncer

14h às 18h
- Citopatologia
- Atualização sobre Células-tronco

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp