VIDA URBANA
Pioneiro da reprodução assistida participa de simpósio na Capital
Evento está sendo promovido pela Faculdade Santa Emília de Rodat e segue até esta sexta-feira (20), com a realização de minicursos na própria Instituição.
Publicado em 16/11/2008 às 8:23
Da assessoria
O pioneiro da Reprodução Humana Assistida no Brasil, o médico Roger Abdelmassih estará no III Simpósio Paraibano de Biomedicina – Tecnologia a Serviço da Vida desta quarta-feira (19), no Hotel Tambaú. O evento está sendo promovido pela Faculdade Santa Emília de Rodat e segue até esta sexta-feira (20), com a realização de minicursos na própria Instituição.
As inscrições podem ser feitas na Santa Emília, localizada na Praça Caldas Brandão, S/N, em Tambiá. Os valores foram fixados em R$ 50 reais para estudantes de graduação e R$ 120 reais para profissionais e pós-graduados. Dentro da programação, outros especialistas de renome da área da saúde vão ministrar palestras sobre a Biomedicina, Tecnologia a serviço da Reprodução Humana, Avanços em Medicina Reprodutiva, Atualidades sobre Terapia Celular em Cardiopatias no Brasil, dentre outros temas.
Reprodução Humana – É possível afirmar que a Medicina Reprodutiva foi uma das áreas médicas que mais evoluiu nos últimos 30 anos, idade, aliás, do primeiro bebê de proveta do mundo, a britânica Louise Brown. Hoje os casos mais complexos de infertilidade - problema que afeta 20% da população, 16 milhões de casais no Brasil – podem ser contornados com a ajuda da tecnologia e desenvolvimento de novos métodos da FIV (Fertilização in Vitro). Se há 30 anos as chances de engravidar com fertilização in vitro não passavam de 5%, esses índices hoje podem chegar a 55% de filho nascido por tentativa.
Responsável pelo nascimento de 7,5 mil bebês dos 15 mil nascidos no Brasil, concebidos com a ajuda da fertilização in vitro, o médico Roger Abdelmassih é pioneiro na área da Reprodução Assistida em território nacional. Na década de 70, voltou-se para a área da Reprodução Humana, que até então engatinhava no país, passando a dar atendimento integral a casais inférteis. Desde então, tem sido o introdutor no Brasil da maioria das novas técnicas de fertilização in vitro, como a ICSI (Injeção intracitoplasmática de espermatozóide), que hoje permite uma taxa de gravidez superior a 50% por tentativa.
Paraíba – A Madrefert - Instituto de Reprodução Humana é a única clínica paraibana selecionada para implantar o Programa Acesso de Custo Reduzido – destinado para casais que tem dificuldade em ter filhos. Essa é uma iniciativa do Laboratório Serono que está possibilitando ao casal de baixa renda ter acesso ao tratamento de Reprodução Humana com desconto de até 50% na aquisição de medicamentos, diminuindo assim, o custo geral do tratamento. O Programa Acesso vai favorecer a população Paraibana, no sentido de ajudar inúmeros casais que por questões financeiras estavam impossibilitados de sonhar em ter um filho. E o que parecia impossível, agora com a chegada do Programa Acesso, torna-se realidade poder ter em 2008.
Confira abaixo a programação completa do III Simpósio Paraibano de biomedicina da Faculdade Santa Emília de Rodat:
Dia: 19/11/2008 – Hotel Tambaú
9h – Entrega das credenciais
9h30 – Abertura – Profª Maria da Glória Uchoa (Diretora Geral) / Profª Marinei Grotta (Coordenadora do Curso de Biomedicina)
10h - Atividades sobre Terapia Celular em Cardiopatias no Brasil
Dr. João Moraes Jr. (Recife-PE)
11h - Importância do HLA em Transplante de Órgãos
Dr. Glauco Willcox (Recife – PE)
12h - Intervalo para almoço
14h - Desenvolvendo vacinas
Drª Joelma Souza (Recife-PE)
15h - A Tecnologia a serviço da Reprodução Humana
Drª Cláudia Chagas Rocha (São Paulo-SP)
16h30 - Avanços em Medicina Reprodutiva
Dr. Roger Abdelmassih (São Paulo – SP)
Dia: 20/11/2008 – Faculdade Santa Emília de Rodat
8h – A partir desse horário serão ministrados os mini-cursos na Faculdade Santa Emília de Rodat
Cada inscrito no Simpósio terá direito a fazer inscrição em um mini-curso. Os mini-cursos terão quatro horas aulas e serão somente teóricos.
8h às 12h
- Coagulopatias
- Diagnóstico Molecular do Câncer
14h às 18h
- Citopatologia
- Atualização sobre Células-tronco
Comentários