icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Pipas provocam 159 interrupções de energia em João Pessoa

Projeto Energisa Comunidades visita escolas para conscientizar as crianças dos perigos e transtornos ocasionados pelas pipas

Publicado em 29/11/2011 às 6:30

Parece uma brincadeira inocente, mas soltar pipas traz diversas consequências negativas se for praticada em vias urbanas e perto da fiação elétrica. De janeiro a 20 de novembro deste ano, a Energisa registrou 159 suspensões no fornecimento de energia. O bairro com maior número de incidentes foi Mangabeira, em João Pessoa, com 27 interrupções, sendo 80% só nos três primeiros meses do ano, período de férias escolares.

As crianças e os adolescentes são os principais responsáveis pela brincadeira. A moradora e proprietária de estabelecimento comercial Francisca Angelúcia Medeiros comentou que os pais saem para trabalhar e deixam os filhos em casa.

“Ao invés de ficar dentro das residências ou brincar com jogos ou carrinhos, eles vão para a rua soltar pipa”, disse, acrescentando que a educação e orientação para impedir a prática em áreas urbanas devem ser dos pais.

Ainda de acordo com Francisca Medeiros, além da falta de energia elétrica, soltar pipas pode causar acidentes como ocorreu no ano passado. “Um idoso que não morava em Mangabeira, apenas passava perto do Centro de Ensino quando foi atingido no pescoço por um cerol (mistura de cola com vidro na corda da pipa). Socorreram ele, mas não resistiu e morreu no hospital. Os meninos que soltavam não eram do bairro e sim dos Bancários”, relatou.

Outra moradora de Mangabeira, Bernadete dos Santos, comentou que apesar de ter um filho de 16 anos que fabrica pipas, nunca soltou nenhuma. “Ele ao vender recomenda que os garotos soltem em áreas distantes da fiação elétrica para evitar tanto acidentes como falta de energia quanto choques”, afirmou.

Além da limpeza dos postes de energia elétrica, a Energisa visitou neste mês escolas com a unidade móvel do Projeto Energisa Comunidades. O intuito era orientar os alunos dos riscos de soltar pipas perto dos fios.

A suspensão no fornecimento de energia de forma inesperada pode causar queima de eletrodomésticos nas residências dos moradores.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp