VIDA URBANA
PM apreende mais armas este ano
De janeiro a agosto deste ano já foi apreendido um número de armas de fogo quase igual ao verificado durante todo o ano de 2011, diz PM.
Publicado em 19/09/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:37
De acordo com o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), tenente-coronel Souza Neto, de janeiro a agosto deste ano já foi apreendido um número de armas de fogo quase igual ao verificado durante todo o ano de 2011.
Conforme números informados durante reunião da equipe de Segurança Pública do Estado com empresários dos ramos de panificadoras e farmácias, na tarde de ontem, na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em 2011 foram apreendidas 199 armas e, este ano, até o momento, 198. No ano passado, foram 281 apreensões de armas.
Souza Neto ressaltou que esta é uma das provas de que a polícia tem atuado com eficiência para combater o crime, mas o resultado só não é mais positivo e percebido pela população porque a polícia prende, mas a Justiça permite que os criminosos voltem rapidamente para as ruas, graças a brechas da legislação criminal. “Por muitas vezes sinto que fazemos um trabalho de 'enxugar gelo'”, disse.
O comandante explicou que desde o dia 1º de setembro, a PM vem desenvolvendo um plano operacional na malha central e nos bairros de Campina que têm mostrado resultados, mas que precisa de uma mobilização social para que as leis sejam revistas e os bandidos não encontrem tanta facilidade para voltar à liberdade e a agir contra os cidadãos de bem. Segundo Souza Neto, a PM ampliou de quatro para 27 quadrantes a área de atuação policial, disponibilizando mais viaturas e mais efetivo para as localidades.
“Houve um aumento de 537,5% no número de viaturas disponíveis nos últimos dois anos e o quadrante de polícia preventiva vem recebendo uma atenção especial para atuar de modo a evitar que os crimes aconteçam onde a polícia comunitária está presente”, ressaltou o comandante, acrescentando que, desde o primeiro dia deste mês, Campina está contando com um plano de segurança. (Tatiana Brandão)
Comentários