VIDA URBANA
PM já apreendeu 420 armas este ano em CG
As últimas apreensões ocorreram na manhã de terça-feira (29) e na noite da última segunda-feira (28).
Publicado em 30/10/2013 às 6:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:37
O 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) já apreendeu pelo menos 420 armas de fogo em Campina Grande no ano de 2013, conforme dados do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace), da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social.
As últimas apreensões ocorreram na manhã de ontem e na noite da última segunda-feira. No distrito de Galante, segundo a Polícia Militar (PM), Geovane Farias e Vagner Viana, foram flagrados com cinco espingardas artesanais.
Na segunda-feira, no bairro Rosa Mística, conforme a Polícia Militar, Erivan de Sousa Silva, 22 anos, estava em uma motocicleta e, ao ser parado em uma abordagem policial, foi flagrado com um revólver calibre 38 e nove munições. O acusado foi levado para a Central de Polícia de Campina Grande, autuado por porte ilegal de arma e liberado em seguida.
Segundo o comandante do 2º BPM, tenente-coronel Souza Neto, cerca de 80% dessas armas são revólveres calibre 38. “A maior parte das nossas apreensões são justamente desse tipo de revólver, que é mais fácil de ser comprado e custa bem menos em relação às outras”, explicou.
Para o comandante do 2º BPM, o número elevado de apreensões que, segundo as estatísticas da Secretaria de Segurança, foi o maior do Estado este ano, é resultado do trabalho preventivo desenvolvido na cidade.
“Através da Operação Nômade, a Secretaria de Segurança recomenda que sejam montadas barreiras de fiscalização em dois bairros da cidade por dia. Aqui em Campina Grande nós estamos fazendo em quatro bairros por dia, o que representa 20 bairros por semana, para retirar armas de circulação e apreender drogas, evitando assim a prática de crimes”, ressaltou o tenente-coronel, acrescentando que 60% dessas apreensões ocorreram dentro da Operação Nômade.
95 ARMAS APREENDIDAS APENAS NA ÁREA DO 10º BPM
Na área de atuação do 10º Batalhão de Polícia Militar, que atende a 12 municípios da região de Campina Grande, só nos últimos cinco dias foram apreendidas nove armas de fogo. A Secretaria de Segurança ainda não tem um balanço das apreensões até o mês de outubro, mas informou que entre janeiro e setembro os policiais militares lotados no batalhão já retiraram 95 armas de circulação.
Conforme a PM, quatro das apreensões recentes ocorreram em Esperança e uma em Alagoa Nova. Em Esperança, na última segunda-feira, dois adolescentes, de 15 e 16 anos, foram flagrados com duas espingardas calibre 12, enquanto que, poucas horas depois, dois homens foram perseguidos na zona rural e abandonaram uma espingarda artesanal em um matagal.
Já no caso de Alagoa Nova, um agricultor de 43 anos foi flagrado com um revólver calibre 38 e autuado por porte ilegal de arma.
Nos últimos cinco dias, conforme informou o batalhão, as ocorrências relacionadas ao porte ilegal de arma resultaram em duas apreensões de adolescentes e na detenção de seis indivíduos.
Comentários