icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

PM recebe 14 novos cães que atuarão como aliados na segurança pública

Os animais têm entre dois e cinco meses de idade e passarão por uma fase de treinamento que deve durar cerca de um ano e meio.

Publicado em 16/12/2014 às 11:55

A Polícia Militar da Paraíba recebeu o reforço de cães de três raças diferentes. Foram adquiridos 14 filhotes, que vão auxiliar o policiamento, principalmente nas ações contra o tráfico de drogas. Os animais têm entre dois e cinco meses de idade e passarão por uma fase de treinamento que deve durar cerca de um ano e meio. Eles foram levados para o Canil do Batalhão de Operações Especiais.

“Neste período, os cães criam vínculos com os policiais que irão prepará-los para as atividades, que consistem em localizar drogas, armas e pessoas. É nesta fase de adaptação que os bichos passam a entender o que queremos deles, tornando-se importantes aliados nas atividades de segurança pública”, explicou o médico veterinário e comandante da Companhia de Policiamento de Cães do Bope, capitão Deuslânio Menezes.

Os animais são da raça pastor belga malinois, pastor alemão e labrador retriever. O pastor alemão é uma das três raças mais inteligentes do mundo, utilizado por forças de segurança de vários países na busca por drogas, bombas e pessoas, graças ao faro preciso.

Além do trabalho contra o tráfico, os animais atuam também em praças desportivas, controles de rebeliões e distúrbios civis.

Atualmente, o Canil do Batalhão de Operações Especiais da PM conta com 40 cães, nas cidades de João Pessoa, Cajazeiras e Campina Grande.

Trabalho social – Uma vez por semana, os animais deixam a companhia, que fica localizada em Cabedelo, com uma missão nobre: auxiliar o tratamento de crianças autistas, hiperativas e acometidas com síndromes. A cinoterapia – terapia com auxílio de cães – é um projeto desenvolvido em parceria com a Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae), que atualmente beneficia 20 crianças. O projeto funciona nas terças-feiras, no bairro dos Bancários, na Capital.

Apresentações – Quando o assunto é animar apresentações públicas, a equipe de cães batizada de DogShow cumpre bem a missão. Composta por animais que não oferecem riscos às crianças, os bichos são levados pelos policiais para apresentações em todo Estado, trabalhando à proximidade da Polícia Militar com a população, inserida na filosofia de policiamento solidário, desenvolvida desde 2011 na Paraíba.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp