VIDA URBANA
PM reforça segurança na PB
Além do efetivo extra, a operação 'Boas Festas' também contará com 300 viaturas que reforçam o patrulhamento motorizado.
Publicado em 14/12/2013 às 6:00 | Atualizado em 11/05/2023 às 15:28
Um total de 1.500 policiais militares está sendo empregado como efetivo extra para reforçar a segurança durante as festividades de fim de ano em toda a Paraíba, principalmente no Litoral do Estado e nos centros comerciais de várias cidades. A ação foi iniciada na manhã de ontem com o lançamento da operação 'Boas Festas', que aconteceu no Ponto de Cem Réis, no Centro de João Pessoa, e que segue até o próximo dia 27. A operação será seguida por outras duas, 'Réveillon' e 'Verão', que ainda serão lançadas.
Além do efetivo extra, a operação também contará com 300 viaturas que reforçam o patrulhamento motorizado. Durante a operação as vias urbanas e estaduais receberão atenção especial com a realização de blitzes da 'Lei Seca', abordagens aos veículos e pessoas, por meio de check point, a fim de identificar possíveis suspeitos. Serão empregados policiais de todos os batalhões e companhias independentes da Polícia Militar (PM), além de unidades especializadas, como Cavalaria, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Ambiental, Companhia de Apoio ao Turista (Ceatur) e Rondas Ostensivas Táticas com Apoio de Motocicletas (Rotam).
De acordo com o coordenador de Planejamento Operacional da PM, tenente-coronel Onivan Elias, o objetivo da 'Boas Festas' é reduzir o número de homicídios e de crimes patrimoniais nesse período de intensa movimentação do comércio e garantir aos paraibanos e turistas que tenham um final de ano sem violência.
Somente em João Pessoa, cerca de 700 militares serão mobilizados durante a operação, 100 viaturas, bicicletas, cavalos e outras modalidades de policiamento, segundo o comandante de Policiamento Regional Metropolitano, coronel Jefferson Pereira. “Amanhã (hoje) às 15h será lançado o Pelotão de Embarcação, do Batalhão de Polícia Ambiental, na Praia do Jacaré, em Cabedelo, onde teremos a apresentação de lanchas e jet skis para melhorar o policiamento da orla e dos mananciais que circundam a Grande João Pessoa, como forma de atenção, carinho e de cuidado com a população paraibana”, afirmou.
Como parte das ações, o coronel destacou o apoio do sistema de videomonitoramento, onde a malha central de João Pessoa será monitorada por câmeras para nos ajudar no policiamento.
O oficial ainda fez algumas orientações de segurança para as pessoas que planejam realizar compras, para evitar sair com grandes somas em dinheiro e observem também as pessoas ao redor do deslocamento, quando saírem de estabelecimentos comerciais ou bancários. “É preferível que andem em grupo e não estacionem veículos em locais sem movimento”, frisou.
Comentários