VIDA URBANA
PM utiliza animais contra criminalidade
Animais são utilizados na apreensão de drogas. Alguns estão sendo treinados para encontrar explosivos, celulares e até armas de fogo.
Publicado em 14/10/2011 às 6:30
As habilidades e inteligência dos cães podem ser muito bem utilizadas, caso eles sejam adestrados. A Polícia Militar da Paraíba já utiliza os 'serviços' desses animais para ajudar na luta contra a criminalidade. Em João Pessoa, o canil da PM, localizado na 4º Companhia de Polícia, abriga 21 cães adultos, que são utilizados para farejamento e patrulhamento. Também há filhotes em treinamento.
Os animais são utilizados na apreensão de drogas e alguns deles estão sendo treinados para, posteriormente, encontrar explosivos, celulares e até armas de fogo. Embora a companhia ainda não possua um levantamento dando conta dos resultados das operações 'auxiliadas' pelos cães, a companhia garante que eles são expressivos.
Os animais do canil são adestrados pelos próprios militares, que passam por um curso interno para aprender a lidar com os cães. O canil existe desde 1991 e, o efetivo da Companhia é composto por 21 militares. (Luciana Oliveira)
Comentários