VIDA URBANA
PMJP implanta centros de terapia
Publicado em 13/11/2011 às 8:00
-
Em 2006, o Ministério da Saúde garantiu acesso gratuito às práticas não convencionais, por meio da portaria nº 971 de 2006 e da implantação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Na Paraíba, apenas João Pessoa já implantou a coordenação das práticas integrativas e complementares.
A Prefeitura de João Pessoa está implantando dois Centros de Terapias e Práticas Integrativas e Complementares, que incluem o atendimento homeopático. O primeiro será inaugurado ainda este ano, no bairro do Valentina Figueiredo. O outro será nos Bancários e, além de atender a população, irá produzir medicamentos fitoterápicos. Até março, deverá ser inaugurado.
Atualmente, há o Centro de Estudos e Práticas Ambientais, no Parque Arruda Câmara (Bica), que oferece terapias comunitárias, biodança, tai chi chuan, massoterapia e acupuntura. A homeopatia só será oferecida nos novos centros.
“Quando os centros forem inaugurados, faremos uma divulgação nos distritos sanitários, na comunidade em geral e entre os profissionais de saúde para que encaminhem os pacientes para a homeopatia”, disse a coordenadora das Práticas Integrativas Complementares da Secretaria de Saúde, Adriana Almeida.
Comentários