VIDA URBANA
PMJP reconhece déficit de vaga
Prefeito da capital, Luciano Cartaxo, admite problema e diz que haverá ampliação na oferta de matrículas para os Creis municipais.
Publicado em 03/03/2015 às 6:00 | Atualizado em 20/02/2024 às 17:55
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, reconheceu que a falta de vagas em creches da capital é um problema histórico, mas que sua gestão tem focado na ampliação de ofertas, construindo novas unidades e reformado as mais antigas. No ano passado foram abertas 200 novas vagas em creches na cidade.
“Neste ano, começamos a construir novas creches, com vagas para berçário. Entregaremos uma creche a cada mês, e até o final deste, inauguraremos uma no Geisel (zona sul da cidade). Também neste mês, iremos entregar quatro reformas, em Jaguaribe, Miramar e Três Lagoas. O mesmo está previsto para a região Norte, mas isso deverá acontecer no decorrer do cronograma, inclusive com a ampliação de duas novas salas com berçário, que é a principal demanda dos bairros da região, como Mandacaru e Ipês”, garantiu.
“As ações da prefeitura visam garantir dois direitos. O primeiro, que criança chegue na escola mais cedo e o segundo é permitir que a mãe e o pai possam sair tranquilos de casa para trabalhar sabendo que vão deixar seus filhos em um local seguro, com profissionais qualificados e com a oferta das principais refeições diárias”, pontuou.
A secretária municipal de Educação e Cultura (Sedec), Edilma Ferreira da Costa, informou por meio da assessoria de comunicação, que o órgão não possui lista de espera e que tem procurado ampliar o número de vagas nas creches que apresentam condições físicas, a exemplo do que ocorreu no Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) João Tota, que passou de 120 para 180 vagas.
A orientação da secretaria para os pais que têm crianças e precisam trabalhar e não têm onde deixar os filhos, é que procure o setor de Educação Infantil da Sedec, no bairro de Água Fria, para que sejam encaminhados para o local mais próximo que tenha vaga.
Ainda para melhor a oferta de vagas na região Norte, a secretária Edilma Costa disse que há um projeto para a construção de uma creche no bairro Treze de Maio, mas que o órgão está com dificuldades de encontrar um terreno com as dimensões necessárias, que seria de 45 por 75 metros.
Comentários