VIDA URBANA
PMJP suspende concurso da Guarda Municipal
Empresa organizadora informou que a fraude pode ter ocorrido na prova objetiva da primeira fase.
Publicado em 13/04/2012 às 8:00
A suspeita que uma quadrilha de Pernambuco especializada em fraude a concursos públicos tenha atuado no certame para Guarda Municipal de João Pessoa levou o prefeito Luciano Agra a suspender o concurso. A empresa organizadora, Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), informou que a fraude pode ter ocorrido na prova objetiva da primeira fase do processo seletivo realizado no dia 25 de março deste ano.
Em comunicado oficial, o IBFC disse que “a suposta fraude teria ocorrido durante a aplicação da prova, quando um candidato que já havia realizado o teste e sido liberado repassava as respostas corretas a outros candidatos ainda em prova por ponto eletrônico”, revela a nota. Ainda de acordo com o instituto, o repasse do gabarito teria gerado um empate na primeira posição de 34 candidatos. Os classificados em primeiro lugar apresentaram gabaritos idênticos, ou seja, as questões assinaladas correta e incorretamente nas provas de todos eles eram iguais.
Ocorre que, curiosamente, das 34 provas com gabarito idêntico, 32 pertencem a candidatos localizados em Pernambuco, estado este que já fora objeto de investigação sobre a potencial existência de uma quadrilha especializada em fraude a concursos públicos que se utilizava de ponto eletrônico de comunicação.
Diante dos indícios, o prefeito Luciano Agra solicitou ao Ministério Público e à Polícia Civil a instauração de procedimento investigativo para constatar ou não a ocorrência de fraude na prova. As demais etapas do concurso só devem ocorrer se for comprovada a lisura no processo seletivo após a conclusão da investigação.
O promotor do Patrimônio, Adrio Nobre Leite, confirmou que instaurou inquérito civil público para investigar a suposta irregularidade no concurso. Salientou ainda que diante das provas poderá determinar a suspensão ou cancelamento do certame. Já o procurador-geral de João Pessoa, Vandalberto Carvalho pediu à Polícia Civil a instauração de inquérito para investigar criminalmente o caso.
O resultado provisório do concurso foi divulgado na última terça-feira. No total, se inscreveram no processo seletivo 13.323 candidatos para concorrer as 250 vagas disponíveis, sendo 10.533 homens concorrendo a 175 vagas e 2.789 mulheres concorrendo a 75 vagas. Segundo o IBFC, os candidatos foram distribuídos em 18 locais de provas na capital. A avaliação teve questões de múltipla escolha.
Comentários