VIDA URBANA
PMJP vai distribuir medicamentos
Crianças cadastradas no programa de atenção aos portadores de anemia falciforme receberão gratuitamente dois medicamentos.
Publicado em 31/08/2012 às 6:00
A partir de setembro, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vai passar a distribuir dois tipos de medicamento direcionados para as crianças portadoras da doença. A coordenadora da Área Técnica de Saúde da População Negra anuncia que as crianças com idade até cinco anos cadastradas no programa de atenção aos portadores de anemia falciforme poderão receber gratuitamente dois medicamentos importantes para o tratamento: ácido fólico e penicilina em gotas, remédios que em forma líquida facilitam para as crianças, evitando que tenham de tomar cápsulas ou receber injeções.
Há três anos, a PMJP publicou uma portaria (02/2009) que inclui a anemia falciforme na lista de doenças de interesse municipal para notificação compulsória. Isto é, toda vez que uma unidade de saúde identificar um novo paciente o diagnóstico será imediatamente registrado no banco de dados da SMS.
Dandara Correia explica que agora é possível realizar um levantamento de pessoas doentes na capital. “Um dos métodos de diagnóstico é a segunda fase do teste do pezinho que só começou na Paraíba pela rede pública de saúde no final de 2009.
Nesses últimos anos estivemos implementando o cadastro para tentar contabilizar os números”.
Comentários