VIDA URBANA
Polícia Militar invade presídio de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte
Objetivo é tentar retomar o controle da unidade prisional.
Publicado em 19/01/2017 às 17:20
Na tarde desta quinta-feira (19), por volta das 17h15, policiais militares do Batalhão de Choque e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) entraram mais uma vez na Penitenciária de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte. O objetivo é tentar retomar o controle da unidade prisional.
Conforme o governador Robinson Faria, a polícia quer separar duas facções - Sindicato do RN e o PCC - que estão controlando o presídio. Ele afirmou que a polícia vai ficar dentro da penitenciária até que uma parede seja construída. Os PMs formarão uma espécie de “paredão humano” para conter os detentos.
No início da tarde, o presidente Michel Temer havia autorizado o envio de tropas das Forças Armadas para reforçar a segurança das ruas de Natal, após pedido do governador. Segundo o Palácio do Planalto, boa parte do contigente deve vir do Exército.
Já no final da manhã desta quinta, os detentos voltaram a subir nos telhados dos pavilhões e deram início a um confronto entre membros das duas facções.
A rebelião no Rio Grande do Norte começou na tarde do último sábado (13), logo após o horário de visitas. Os presos do pavilhão 5, integrantes do PCC, usando armas brancas, quebraram parte de um muro e invadiram o pavilhão 4, ocupado por integrantes do Sindicato do RN. No dia 16, dois dos fugitivos foram presos na Paraíba, no município de São Bento. No mesmo dia, as divisas entre a Paraíba e o estado vizinho foram reforçadas.
Comentários