VIDA URBANA
Polo de atendimento do Procon será instalado na UEPB
A príncipio os atendimentos erão realizados apenas para servidores da instituição e depois estendida para a sociedade.
Publicado em 30/03/2017 às 8:33
Um polo de atendimento da Procuradoria do Consumidor da Paraíba (Procon-PB) será instalado no Campus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande. O reitor da universidade, Rangel Júnior, reuniu-se com representantes do Procon na quarta-feira (29), para firmar o termo que permite a abertura do espaço de atendimento voltado à comunidade acadêmica.
A princípio, a unidade do Procon na UEPB vai ser voltada apenas aos servidores e com o tempo, a parceria será ampliada e estendida ao atendimento de toda a sociedade. A unidade funcionará no primeiro andar do prédio da Administração Central, ao lado da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), no Campus I, em Bodocongó.
As audiências entre consumidores e fornecedores feitas na UEPB serão homologadas pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), entretanto a instância recursal e de julgamento será na sede do próprio órgão, em João Pessoa. Além de atender as demandas mais urgentes, a parceria UEPB/Procon vai realizar um trabalho de proteção ao crédito e prevenção do endividamento do servidor, desempenhando atividades de conscientização da comunidade acadêmica sobre contratos abusivos e alertas sobre empréstimos consignados com bancos e financeiras.
“Precisamos trabalhar para educar as pessoas, mostrar os riscos financeiros, alertar sobre as consequências dos empréstimos, porque assim podemos evitar ou minimizar as situações de vulnerabilidade e de dificuldade extrema que surgem, por exemplo, quando as pessoas tomam um empréstimo como tábua de salvação”, explicou o reitor, Rangel Júnior.
Participaram da reunião que deu-se na parceria. A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Célia Regina Diniz; a pró-reitora adjunta, Marina Torres; a assessora da Reitoria, Glauce Jácome; a superintendente do Procon da Paraíba, Késsia Dantas Bezerra Cavalcante; a gerente de atendimento e advogada do Procon, Meriene Victorino Soares; além de representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (SINTESP/PB).
Comentários