icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Poluição é considerada crime

Notificação é primeiro passo para alertar empresas ou pessoas físicas da irregularidade, mas elas podem responder criminalmente.

Publicado em 25/02/2015 às 6:00 | Atualizado em 21/02/2024 às 15:52

O diretor de serviços urbanos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa (Sedurb), Flávio Monteiro, ainda destacou que a poluição visual por meio desses tipos de publicidades além de uma infração do Código de Posturas, pode se tornar um crime. Isso acontece porque, muitas vezes, apesar da Sedurb realizar as notificações, as empresas encontram meios de burlar a lei e continuar realizando as infrações.

Um dos exemplos citados por Flávio Monteiro foi o caso dos corretores de imóveis. “Um exemplo atualmente são as imobiliárias, que estão sendo multadas por conta do excesso de propagandas dos corretores. Eles poluem postes, fachadas de prédios e muros com faixas, cartazes, lambe-lambe, o que é proibido. Isso gera uma notificação porque eles não sabem que existe uma lei sobre isso. Além de trazer uma demanda ao erário, que tira o funcionário público do seu trabalho para realizar constantemente esses serviços de fiscalização e retirada dessas propagandas”, comentou.

Ele ainda lembrou casos recorrentes de descumprimento de notificações que acarretaram na instauração de um inquérito policial. “Em casos recorrentes e de descumprimento de nossas notificações, que nós fazemos de forma pedagógica, existe uma lei federal que determina que pode ser aberto um inquérito por crime ambiental, e isso aconteceu com um vidente, que nós entramos em contato muitas vezes, mas que fugia das fiscalizações. Então acionamos a polícia, o vigiamos e o pegamos em flagrante, e ele foi indiciado pelo crime ambiental”, revelou.

Para garantir a divulgação em massa de qualquer material publicitário, é necessário entrar em contato com a Sedurb para receber orientações quanto aos tamanhos e locais de instalação permitidos, alertou o diretor de serviços urbanos do órgão.

“Existem meios legais de se fazer essas propagandas, então orientamos a população a procurar orientações junto à Sedurb, pois poderá atuar regularmente, sem poluir a cidade, e sem correr o risco de ser notificado ou multado”, completou. (Colaborou Jaine Alves)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp