icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Pontes só devem ficar prontas no final do ano

Pontes destruídas pela chuva devem ficar prontas até o final deste ano; a previsão é do superintendente do DER.

Publicado em 06/07/2012 às 6:00


Até o final deste ano, deverão ser concluídas as obras em três pontes que foram destruídas este ano, por chuvas, no Brejo e Litoral da Paraíba. A previsão é do superintendente do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Carlos Pereira.

Segundo ele, os trabalhos estão acelerados na ponte da Batalha, que liga os municípios de Santa Rita e Cruz do Espírito Santo; na ponte de Ingá e na ponte de Itabaiana.

Nesses trechos, o acesso de pedestres e veículos está sendo de forma precária, por cima de desvios construídos sobre os rios. Na ponte da Batalha, por exemplo, que liga os municípios Santa Rita e Espírito Santo, parte da estrutura já havia sido destruída em 2011, pela chuva, e foi novamente atingida pelo período chuvoso deste ano.

Equipes do DER fizeram um desvio de pedras e terra, sobre o rio Paraíba, para permitir o tráfego de veículos e pedestres. No entanto, esse desvio também foi destruído pelas últimas chuvas registradas no litoral. “A chuva já derrubou essa ponte algumas vezes, porque o leito do rio subiu muito. Para resolver esse problema definitivamente, estamos construindo um novo vão de 70 metros que vai reforçar a estrutura da ponte”, disse Carlos Pereira.

De acordo com o superintendente do DER, o desvio já começou a ser refeito no local. No entanto, a estrutura ainda não está pronta e só pode ser usada por pedestres, motos e bicicletas. Os veículos maiores só poderão transitar sobre o desvio a partir do final deste mês, quando o desvio for totalmente concluído.

Na ponte que liga a cidade de Itabaiana à BR 230, a situação ainda está menos preocupante. Apesar da estrutura também ter sido abalada com as chuvas, os veículos de médio e grande porte estão transitando sobre um desvio que já foi concluído no local. O trecho será usado até dezembro deste ano, quando a construção da ponte deverá ser concluída e entrará em funcionamento.

Já a reconstrução da ponte que também interliga o município de Ingá à PB 060 ainda depende de uma licitação, que está em andamento. A intenção é criar uma estrutura de sustentação. No local, havia um desvio que também foi desfeito pela força das chuvas. “Estamos fazendo um outro desvio, com pedras e tubos, para normalizar o tráfego. Os operários estão tendo que trabalhar com água pela cintura”, afirmou Carlos Pereira.

Para prevenir acidentes, equipes do DER estão de prontidão nas áreas atingidas para orientar os motoristas. “Estamos fazendo a sinalização e fiscalizando os trechos para reduzir os perigos à população. Nossas equipes farão esses trabalhos até a finalização total das obras”, disse a diretora de Transportes do DER, Nilza Magalhães.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp