VIDA URBANA
Ponto extra de vacinação contra a gripe ficará disponível para pessoas com mais 60 anos
Este ano, o ‘Dia D’ da campanha acontecerá no dia 12 de maio.
Publicado em 01/05/2018 às 12:56 | Atualizado em 02/05/2018 às 9:05
A partir desta quarta-feira (2) a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza um ponto extra de imunização para pessoas com mais de 60 anos de idade. O ponto ficará localizado no Clube da Pessoa Idosa, no Loteamento Panorâmica I e II, próximo ao bairro de Altiplano. O serviço, que faz parte da Campanha Nacional de Imunização Contra a Gripe, será das 8h às 11h até o dia 8 de maio.
Este ano, o ‘Dia D’ da campanha acontecerá no dia 12 de maio. A mobilização acontecerá na Praça da Paz, no bairro dos Bancários, a partir das 8h. Além da praça, a vacina estará disponível em todas as USF e em outros seis postos móveis de vacinação distribuídos pela cidade. A campanha segue até o dia 1º de junho.
A vacina
Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B). Para ser vacinado, o usuário deve compor um dos grupos prioritários para vacinação e comprovar estar inserido no grupo no momento da imunização. As vacinas estarão disponíveis em todas as salas de vacinação das Unidades de Saúde da Família (USF) da Capital, além do Centro Municipal de Imunização (CMI), antigo lactário da Torre.
Os grupos prioritários são idosos a partir de 60 anos, crianças entre seis meses e cinco anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
Contraindicações e precauções
A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
Em doenças agudas febris moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação, até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.
Confira as datas da vacinação por grupos:
23/04 a 04/05 – Trabalhadores de Saúde da rede hospitalar, UPA e Samu;
25/04 – Início da vacinação dos trabalhadores de saúde, gestante e puérperas nas USF;
30/04 – Início da vacinação de crianças, idosos, portadores de doença crônica;
07/05 – Inicio da vacinação dos professores de escolas públicas e privadas
12/05 – Dia “D” todos os grupos prioritários
Comentários