VIDA URBANA
População denuncia problemas na coleta de lixo na Zona Norte da capital
Em algumas áreas do bairro de Mandacaru, o caminhão de coleta já não passa há duas semanas e sujeira se espalha nas ruas.
Publicado em 27/02/2016 às 8:22
Irregularidade e atraso na passagem do caminhão coletor acontece na zona norte de JP.
A coleta de lixo nos bairros da zona norte de João Pessoa está comprometida. Moradores reclamam da irregularidade e atraso na passagem do caminhão coletor e o resultado está estampado nas calçadas das casas. Em alguns bairros, o lixo já invadiu praças, pontos de ônibus e terrenos baldios. Além da sujeira e do mau cheiro, o lixo acumulado pode servir de abrigo e alimento para animais e insetos, que são vetores de doenças.
Em algumas áreas do bairro de Mandacaru, o caminhão de coleta já não passa há duas semanas. Antes, segundo os moradores, a coleta dos resíduos era realizada regularmente em três dias da semana. A dona de casa Maria de Lourdes Vitorino conta que viajou no último final de semana e quando voltou encontrou seu lixo onde deixou e a rua completamente tomada pelo lixo da vizinhança. Ela mora na Rua Jornalista José do Patrocínio, no Alto do Céu, e afirma que a presença de insetos, especialmente moscas, aumentou muito nos últimos dias. “O meu neto está doente, com os olhos vermelhos e coçando muito. Não duvido que seja por causa do lixo”, disse.
Na área conhecida por Cinco Bocas, os moradores têm usado um terreno baldio para despejar o lixo acumulado. No Padre Zé, o problema é o mesmo. Uma moradora que não quis se identificar reclama do descaso das autoridades. “É um absurdo que deixem isso acontecer. O lixo tomando conta das ruas, das praças, podendo gerar uma série de doenças nas crianças do bairro”, disse.
A mesma situação de coleta irregular de lixo tem acontecido nos bairros do Treze de Maio e Expedicionários. Nesta segunda localidade, quem mora na Rua Padre Pinto reclama que os caminhões de coleta deixaram de passar três dias por semana.
Em nota, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) informou que está ciente dos problemas de atraso na coleta domiciliar, mas que são pontuais. O trecho prejudicado é de responsabilidade da empresa terceirizada Ambiental Solução Ltda, vencedora da licitação 004/2014. Segundo a nota, a prefeitura já deu os encaminhamentos administrativos cabíveis. “A Empresa Ambiental Soluções foi notificada, multada e caso as cláusulas contratuais não sejam cumpridas, poderá ocorrer a rescisão do contrato”, diz.
Ainda segundo a nota, a Emlur já providenciou medidas emergenciais para solucionar o problema da coleta domiciliar, utilizando a própria frota nos bairros prejudicados pelo atendimento da empresa.
A reportagem tentou ouvir a empresa terceirizada, mas não conseguiu localizar os responsáveis até o fechamento desta edição.
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