VIDA URBANA
População denuncia veículos em calçadas
Moradores de Bayeux reclamam da falta de mobilidade e dizem que até caminhões estacionam nas calçadas das principais vias do município.
Publicado em 23/01/2015 às 6:00 | Atualizado em 28/02/2024 às 16:12
Veículos estacionados em calçadas têm sido um problema no município de Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa. Os moradores da cidade reclamam da falta de mobilidade e dizem que há, inclusive, caminhões parados nas calçadas das principais vias do município, como a Avenida Liberdade, criando obstáculos e dificultando a passagem dos pedestres.
O aposentado Antônio Francisco de Souza tem o hábito de caminhar diariamente pela Rua Elvira Marsicano, paralela à Avenida Liberdade. Ele contou que vive há dois anos na cidade e que sempre se coloca em posição de risco. “Tem muitos carros e muitas motos por aqui, e isso, para mim, é errado. Todos os dias eu desvio deles, saindo da calçada para a rua. Se você faltar com a atenção, é atropelado”, considerou. “Eu morava em São Paulo e não via algo assim no Brooklin, bairro em que eu morava”, mencionou.
Já a pensionista Maria Lúcia Fernandes da Silva reclamou que não observa investimentos para driblar a situação das calçadas ocupadas por veículos. “É horrível, fica difícil para andar por aqui. Passo pela Liberdade todos os dias e nunca vi a prefeitura cumprir com o que disse que ia fazer”, declarou.
A dona de casa Marinalva da Silva também questionou o descaso da prefeitura. “Não vejo nada ser feito por aqui. É bastante difícil para andar por aqui. E acho errado as pessoas fazerem isso também”, comentou.
De acordo com o diretor geral do Departamento Municipal de Trânsito (DMTran) de Bayeux, Marinaldo da Silva, o problema é algo “corriqueiro” no município. O diretor geral assegura que agentes e viaturas do DMTran são colocados nas ruas e avenidas para fiscalizar as situações de irregularidade dos condutores, passíveis de aplicação de multa prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Silva garante que as rondas são feitas em toda a cidade e diz que mais de 30 notificações são emitidas por dia na cidade.
“Em alguns pontos comerciais, passamos uma circular aos donos das lojas para que avisem aos clientes que não é permitido estacionarem nas calçadas”, afirmou. “Mas, o pessoal que é avisado esquece rápido. Muitas pessoas que recebem multas são de casos reincidentes”, acrescentou. Silva disse que os motoristas são avisados pelos agentes do DMTran três vezes antes de emitir a notificação e multa.
Comentários