VIDA URBANA
População espera mais atenção, após plebiscito
Com serviços divididos entre três municípios, moradores do Sítio Jenipapo, acreditam que anexar o distrito à Campina Grande é a melhor opção
Publicado em 25/05/2012 às 6:30
As eleições municipais de outubro terão uma responsabilidade maior para os moradores do distrito de Jenipapo.
Geograficamente e politicamente dividida entre três cidades, Campina Grande, Lagoa Seca e Puxinanã, os eleitores vão optar a partir de um plebiscito a qual município a área deverá ser integrada. Os moradores afirmam que independente do resultado da consulta, a população espera que as autoridades tenham mais atenção com o local e resolvam os problemas que há anos causam transtornos a quem reside no distrito.
A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA ouviu vários moradores do distrito de Jenipapo, que em sua maioria apontou que a divisão dos serviços entre os três municípios é bastante prejudicial à população. Segundo eles, coleta de lixo, educação, saúde e transporte são os maiores problemas, já que apenas o lado do distrito ao qual pertence a um determinado município acaba sendo beneficiado. Contudo, praticamente todos apontaram que para melhorar a situação da localidade, a melhor opção é ser anexada a Campina Grande para que a estrada que dá acesso ao distrito seja finalmente construída.
Para Sebastião de Oliveira, 78, comerciante aposentado, Campina Grande teria condições de solucionar boa parte dos problemas do distrito pelo poder de arrecadação que o município tem. "Se nós tivéssemos a certeza de que tudo iria melhorar, com certeza optaríamos por Campina Grande. Jenipapo apresenta vários problemas e o principal deles é o acesso. As três prefeituras acabam impedidas por ter muita gente para gerenciar, e nada acaba sendo feito. Só que como Campina é mais rica, arrecada mais, poderia melhorar muita coisa aqui arrumando a estrada", destacou.
Este pensamento foi o mesmo de Ana Cláudia Santos, 24, comerciária, que lembrou que vários serviços que a população de Jenipapo precisa ter acesso, são executados em Campina Grande."Eu voto para que seja Campina Grande, porque é a cidade que tem mais condições de fazer alguma coisa com a gente", acrescentou.
Já a professora da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental I José Andrade Rocha, administrada pela cidade de Lagoa Seca, Maria da Paz, crê que não iria mudar muito se essa mudança acontecesse. Para ela, do jeito que está as coisas estão funcionando bem. "Acho que não deveria mudar em nada, porque quem mora em Jenipapo acaba sendo beneficiado por todos os serviços que as outras cidades oferecem", destacou.
Já as funcionárias da Unidade Básica de Saúde (UBS), Verônica Gomes, 25, assistente social, e Fabiana Tomás, 32, enfermeira, se mostraram preocupadas para saber o que acontecerá com os servidores concursados caso o município ao qual pertencem não seja mais o responsável pelo atendimento no distrito. Como a UBS é administrada por Puxinanã, as funcionárias questionaram se seriam deslocadas para trabalhar no município, ou permaneceriam no mesmo.
“A nossa preocupação é saber como ficarão os funcionários concursados do município que acabe não ficando mais responsável pela administração do distrito. Será que a prefeitura que ganhar esse plebiscito vai se responsabilizar por nós, ou seremos transferidos para outro lugar? O que nos deixa com dúvidas é isso”, disse Verônica.
Comentários