icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

População faz "malabarismos" para encarar racionamento mais rígido

Abastecimento foi dividido em duas zonas, mas há áreas ainda sem água.

Publicado em 18/07/2016 às 12:18

A nova modalidade de racionamento começou nessa segunda-feira (18) nas 19 cidades abastecidas pelo Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), uma vez que o reservatório está no seu limite, prestes a atingir o volume morto, segundo a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). Em Campina Grande, por exemplo, o abastecimento foi dividido em duas zonas e a distribuição de água foi iniciada desde às 5h de hoje para a zona 1 do município. Algumas localidades dessa área, no entanto, ainda não estão com água nas torneiras.
“Aqui em casa ainda não chegou água. Vou esperar até a tardinha para ver se vai chegar, porque aqui sempre demorou mesmo por ser um local alto. Caso não chegue, vamos ter que entrar em contato com a Cagepa para saber o motivo”, comentou o aposentado Alberto Silva, morador do bairro da Ramadinha, em Campina. Já na residência da dona de casa Itamiran Raposo, 57 anos, o abastecimento aconteceu normalmente. “Levantei de 6h e já tinha água nas torneiras, o que não é de se estranhar porque aqui nunca tive problemas com relação a isso”, pontuou.
O abastecimento na zona 1 acontece das 5h da segunda-feira até a meia-noite da quarta-feira, mas esses horários podem variar de acordo com as condições topográficas dessas localidades, conforme o gerente regional da Cagepa, Ronaldo Meneses. Ainda segundo o gerente, o órgão não havia recebido reclamações sobre falta de água na zona 1 até as 10h30 dessa segunda-feira. “O que percebemos até agora foi que algumas ruas do bairro do José Pinheiro que estavam na zona 2 estão recebendo água hoje. Vamos fazer um mapeamento para identificar esses locais”, comentou.
Atualmente o Açude de Boqueirão conta apenas com 8,2% da sua capacidade total de armazenamento, segundo dados da Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado do Estado da Paraíba (AESA), e para a meteorologia as chances de haver uma recarga significativa no manancial são mínimas. Por conta disso, o novo racionamento já é o quarto modelo apresentado pela Cagepa para garantir a distribuição de água para a população que depende desse reservatório.
Antes dessa nova modalidade de racionamento, o abastecimento em Campina Grande era interrompido às 17h do sábado e só era retomado às 5h quarta-feira. No modelo anterior a esse, o abastecimento acontecia das 17h do sábado às 5h da terça-feira. O racionamento começou em dezembro de 2014, quando as águas deixavam de sair das torneiras às 17h do sábado e voltavam às 5h da segunda-feira. A Cagepa acredita que a água de Boqueirão será capaz de atender às cidades abastecidas por ele até janeiro de 2017.
Confira como fica o racionamento em Campina Grande
Zona 1 (5h da segunda-feira até a meia-noite da quarta-feira)
Acácio Figueiredo, Cruzeiro, Distrito Industrial, Estação Velha, Itararé, Mirante, Jardim Paulistano, Catolé, Liberdade, Presidente Médice, Sandra Cavalcante, Ligeiro, Tambor, Três Irmãs, João Agripino, Velame, Jardim Vitória, Vila Cabral, Novo Horizonte, Novo Cruzeiro, Ressurreição, Dinamérica, Jardim Borborema, Jardim Verdejante, Malvinas, Quarenta, Ramadinha, João Paulo II, Sonho Meu, Meu Sonho, Chico Mendes, Alameda, Santa Cruz, Santa Rosa, Serrotão, São Januário, Bairro Universitário, Cinza, Ana Amélia, Lagoa de Dentro, distrito de São José da Mata e distrito de Santa Terezinha.
Zona 2 (5h quinta-feira às 13h do sábado)
Alto Branco, Araxá, Bairros das Nações, Centro, Pedregal, Prata, Conceição, Cuités, Jenipapo, Antas, Jardim Continental, Jardim Tavares, Juracy Palhano, Condomínios Residence Privê, Sierra, Atmosfera e Green, Jeremias, Lauritzen, Louzeiro, Monte Santo, Novo Bodocongó, Bodocongó, Centenário, Palmeira, Castelo Branco, Glória, José Pinheiro, Monte Castelo, Nova Brasília, Santo Antônio, Belo Monte, Bela Vista, São José, Nenzinha Cunha Lima e Bonald Filho, Bairro das Cidades, Catolé de Zé Ferreira, Catingueira e distrito de Galante.
Devido a condições topográficas e da rede hidráulica, os horários de início e término da distribuição, poderão sofrer variações.
No Brejo
Eixo 1 - Lagoa Seca: durante 48 horas, a cada 15 dias, iniciando no dia 21 de julho às 13h das quintas-feiras até as 13h dos sábados.
Eixo 2 - Alagoa Nova, Matinhas e São Sebastião de Lagoa de Roça: durante 48 horas, a cada 15 dias, iniciando no dia 28 de julho às 13h das quintas-feiras até as 13h dos sábados.
No Cariri
Eixo 1 – Boqueirão: a partir das 5h das terças-feiras até as 17h das quintas-feiras.
Eixo 2 - Boa Vista e Soledade: a partir do dia 19 de julho, das 5h da terça-feira até as 17h da sexta. Na semana seguinte, de 26 a 29 de julho, não haverá abastecimento para o eixo 2, que vai revezar a distribuição da água com o eixo 3 uma semana sim e outra não.
Eixo 3 - Cabaceiras, Cubati, Juazeirinho, Olivedos, Pedra Lavrada, Seridó, São Vicente do Seridó: na semana de 19 a 23 de julho, o abastecimento estará direcionado para o eixo 2, então não haverá abastecimento para o eixo 3. Na semana seguinte, de 26 a 29 de julho, haverá abastecimento para o eixo 3 a partir das 5h da terça-feira até as 17h da sexta-feira.
Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp