icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

População fecha BR-230 e cobra obras da transposição

Moradores de nove municípios do Sertão bloquearam a BR-230 para reivindicar a conclusão das obras de transposição no Estado.

Publicado em 20/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 16:10

Depois de na última sexta-feira os moradores de várias cidades do Vale do Piancó paraibano se organizarem para realizar mobilizações em favor do reinício das obras da transposição das águas do rio São Francisco, ontem foi a vez de moradores de nove municípios do Sertão bloquearem a BR-230 e reivindicarem a conclusão das obras no Estado.

Assim, todas as entradas das cidades de Aparecida, São Francisco, Santa Cruz, Lastro, Vieirópolis, Nazarezinho, Marizópolis, São José da Lagoa Tapada e Sousa ficaram bloqueadas ao longo de todo o dia.

Membros de organizações civis, comunidades ligadas à Igreja e, principalmente, agricultores familiares se reuniram em diversos pontos da estrada cobrando a conclusão das obras, que segundo eles, tem piorado no combate à estiagem que persiste desde o ano passado.

Foi o que apontou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município de Sousa, Francisco Honorato, que confirmou que ao longo dos nove municípios que participaram da mobilização, foram montados oito bloqueios na estrada.

“Fizemos a interdição de oito pontos e contamos com a participação de mais de seis mil pessoas. Estamos todos unidos cobrando a conclusão da transposição para nos ajudar, porque nossa situação com essa seca está cada vez pior.

Estamos passando por uma crise hídrica, que só com a finalização dessa obra poderá solucionar nossos problemas. Estamos cobrando das autoridades uma resposta rápida. Caso ela não saia, iremos continuar bloqueando a estrada nos próximos dias”, disse o sindicalista.

O deputado estadual Assis Quintans, que no final do ano passado liderou uma comitiva da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aos eixos Leste e Norte da transposição, classificou como fundamental esse tipo de participação popular para a retomada dos trabalhos na obra. Segundo ele, na semana passada o Ministério da Integração havia confirmado, através da chefia do gabinete, que nos próximos dias haverá a liberação da ordem de serviço para os trabalhos na Paraíba.

“Essas manifestações são sempre oportunas, porque a população precisa cobrar mais celeridade nesse processo. Eu venho acompanhando isso de perto e o que temos de novidade é a liberação da ordem de serviço que o Ministério da Integração assinou para que o consórcio que venceu a licitação comece a trabalhar. E isso irá beneficiar diretamente a Paraíba, já que os trabalhos serão no eixo Leste”, destacou o deputado Assis Quintans.

De acordo com a assessoria de comunicação do ministério, atualmente há mais de seis mil trabalhadores na obra da transposição das águas do rio São Francisco, e que a previsão de encerramento dos trabalhos que contemplam a Paraíba está previsto para o final de 2015. Até lá a assessoria não soube precisar se haverá alguma ação que melhore o acesso à água nessas cidades que estão enfrentando dificuldades no abastecimento.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp