icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

População reclama de lixo nas ruas e avenidas de Cabedelo

Lixo pode ser encontrado amontoado em alguns pontos da cidade, como os bairros do Camalaú e do Centro.

Publicado em 05/02/2015 às 6:00 | Atualizado em 22/02/2024 às 19:40

Entre entulhos, lixo doméstico e pedaços de móveis, as ruas e avenidas do município de Cabedelo, na Grande João Pessoa, sofrem com resíduos jogados a céu aberto. O lixo pode ser encontrado amontoado em alguns pontos da cidade, como os bairros do Camalaú e do Centro. Um dos motivos alegados pela própria população é a falta de educação por parte dos moradores.

A professora Adeilza da Silva, que mora no Centro da cidade, denunciou que a população insiste em jogar lixo no chão. “É mais por conta do povo que vem jogar lixo na rua. Eu vejo a coleta de lixo todos os dias passando por aqui. Mas o povo joga metralha, colchão e até fogão”, especificou.

No bairro do Camalaú, a reportagem do Jornal da Paraíba conseguiu encontrar, ainda, uma impressora quebrada jogada no chão da rua Nila Rocha. A estudante Kettyllyn Santos de Almeida, que mora no mesmo bairro, comentou que se sente incomodada com o lixo descartado nas ruas. “A situação é precária. Por onde eu passo aqui (em Camalaú) eu vejo lixo. Eu nunca vi melhorias.

Segundo o assessor especial de administração da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) de Cabedelo, Flávio Oliveira, a coleta de lixo passa diariamente nos bairros de Cabedelo, a partir das 19h. Oliveira contou que falta consciência por parte da população para despejar o lixo nos horários certos. “Do bairro Jardim Manguinhos à praia do Miramar, a coleta passa a partir das 19h. O recomendável é colocar o lixo às 18h”, salientou.

Flávio Oliveira comentou ainda que a prefeitura está em processo de licitação para contratar uma nova empresa de limpeza. “Atualmente, o contrato que temos é emergencial, que é reduzido e temporário. Mas, por conta do verão, a empresa ampliou as equipes. O contrato futuro será maior e vai abranger mais equipamentos, como caixas coletoras, carroção, mais compactador e deve ampliar o número de pessoal que faça varrição”, informou.

SANEAMENTO BÁSICO
O município de Cabedelo está realizando, nesta semana, um mapeamento para detectar problemas relacionados ao saneamento básico da população. O levantamento está sendo feito com a participação popular para elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

O PMSB tem por objetivo trazer melhorias, nos próximos anos, para problemas como lançamento de esgoto a céu aberto, drenagem de águas pluviais, fornecimento de água e coleta de lixo e resíduos sólidos em todo o município. A coordenação dos encontros com as comunidades da cidade está sendo realizada pela empresa 3A Projetos Ambientais, conforme a assessoria de comunicação da Secretaria de Comunicação (Secom) de Cabedelo.

O Plano faz parte do Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba, que está sendo elaborado através da Secretaria de Estado de Infraestrutura dos Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia (Serhmact) e incluiu a Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa) de Cabedelo.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp