icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

População reclama de novo embarque

Alguns usuários não aprovaram a padronização do embarque pela porta da frente dos coletivos, devido ao novo posicionamento das catracas.

Publicado em 09/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 16/01/2024 às 17:43

A mudança na forma de embarque de passageiros nos transportes coletivos de João Pessoa está causando insatisfação dos usuários do sistema. O motivo das reclamações é a padronização do embarque pela porta da frente, iniciada no mês passado. Atualmente, 130 veículos já circulam na cidade com a adaptação, mas a ideia da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) é que toda a frota municipal seja padronizada gradativamente.

A indicação do novo posicionamento das catracas foi discutida entre a Semob, os empresários do setor e contou ainda com a participação dos motoristas e cobradores, mas não ouviu a população. Embora a mudança do equipamento da parte traseira para a dianteira do ônibus simbolize, na visão da Semob, melhorias para os usuários, os passageiros não observaram uma otimização no serviço. Foi o caso da cabeleireira Auciele Pyrrho, 27 anos, que usa diariamente o transporte público.

“Olha, acredito que a mudança até piorou a nossa situação, principalmente quando os ônibus estão cheios. Acontece de entrar por trás, já que a frente está lotada ou ainda ter dificuldades para descer”, relatou.

Já a estudante Isabela Gonçalves, 15 anos, destacou a dificuldade da maioria dos passageiros para identificar o local de embarque. “Para mim, a mudança foi indiferente. Do meu ponto de vista não melhorou nem piorou o serviço. Porém, muita gente se confunde na hora de entrar no ônibus e aí é aquela confusão de bater na porta de trás para o motorista abrir e depois correr para a porta da frente e vice-versa”, observou.

De acordo com a Semob, uma das vantagens decorrentes da mudança foi a redução pela metade no tempo de embarque, já que a posição da catraca logo após o degrau, conhecido como 'curral', dificultava a entrada dos passageiros nos ônibus, o que corroborava com a demora do transporte na parada, e a colocação da catraca na porta dianteira agiliza esse processo.

Ainda segundo a Semob, a rapidez no embarque dos usuários é necessária para que seja implantada a faixa exclusiva de ônibus na cidade, o que promete beneficiar a população com outras melhorias relacionadas ao tempo de viagem dos transportes coletivos.

Já em relação aos problemas elencados pelos usuários dos ônibus, a Semob informou que vem fazendo avaliações com o objetivo de adequar as mudanças e padronização de modo que atenda à demanda dos passageiros de forma eficiente.

ORIENTAÇÕES

Os ônibus que já alteraram as portas de entrada e saída contam com um adesivo no para-brisa dianteiro do veículo, informando que o embarque é pela porta da frente, mas ainda assim há uma confusão entre os usuários no momento de embarcar no ônibus, conforme os relatos dos próprios usuários.

Devido a essa necessidade, a Semob informou que também foi acertado com os empresários a disponibilização de funcionários, devidamente identificados, para orientar os usuários do transporte público, tanto no embarque como no desembarque dos veículos.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp